- Até recentemente, todas as girafas eram consideradas uma única espécie, Giraffa camelopardalis, com nove subespécies.
- Um novo relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) conclui que existem quatro espécies distintas de girafas.
- As novas espécies identificadas são: girafa-do-norte, girafa-reticulada, girafa-de-Masai e girafa-do-sul.
- Essas espécies foram identificadas com base em análises genéticas e anatômicas.
- A IUCN precisa agora determinar o status de conservação de cada uma das quatro espécies.
Nova Classificação das Girafas
Até recentemente, acreditava-se que todas as girafas pertenciam a uma única espécie, Giraffa camelopardalis, com nove subespécies. Agora, um novo relatório da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) conclui que existem quatro espécies distintas de girafas.
Espécies Identificadas
A nova classificação reconhece quatro espécies: girafa-do-norte, girafa-reticulada, girafa-de-Masai e girafa-do-sul. Essas espécies foram identificadas com base em análises genéticas e anatômicas.
Mudanças na Taxonomia
Antes, as girafas eram consideradas uma única espécie com nove subespécies. Essa classificação foi baseada em características como padrões de pelagem. No entanto, estudos recentes revelaram diferenças genéticas e anatômicas significativas entre os grupos de girafas.
Implicações para a Conservação
A IUCN agora precisa determinar o status de conservação de cada uma das quatro espécies. A girafa-do-sul, a mais numerosa, não parece estar em risco. As outras três espécies, contudo, enfrentam situações mais delicadas.
Declaração de Especialista
Michael Brown, um dos autores do relatório, destaca a importância da nova classificação para a conservação das girafas. “Quanto mais precisamente entendermos a taxonomia das girafas, mais bem equipados estaremos para avaliar seu status e implementar estratégias de conservação eficazes”, afirma Brown.
Distribuição Geográfica
A girafa-do-norte habita áreas do Sudão do Sul ao Níger. A girafa-reticulada vive entre o Quênia e a Etíopia, enquanto a girafa-de-Masai está localizada no leste africano. A girafa-do-sul, por fim, é encontrada na África do Sul e países vizinhos.