Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Físicos do MIT ganham prêmio McMillan pela descoberta de estado exótico

Jiaqi Cai, Pappalardo Fellow, e Zhengguang Lu, professor assistente, MIT, ganham o McMillan Award de 2025 pela FQAHE em materiais 2D moiré; colóquio no Illinois neste outono

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Caption: The fractional quantum Hall effect has generally been seen under very high magnetic fields, but MIT physicists have now observed it in simple graphene. In a five-layer graphene/hexagonal boron nitride moire superlattice, electrons (blue ball) interact with each other strongly and behave as if they are broken into fractional charges.
0:00 0:00
  • Em 2025, o físico Jiaqi Cai, do Massachusetts Institute of Technology, e o físico Zhengguang Lu, da Florida State University, receberam o McMillan Award da University of Illinois pela descoberta independente do efeito Hall quântico anômalo fracionário (FQAHE) em materiais 2D moiré.
  • A premiação reconhece as contribuições de Cai, atualmente Pappalardo Fellow no MIT, e Lu, professor assistente na Florida State University, feitas de forma independente. Cai trabalhou com o professor Xiaodong Xu na Universidade de Washington, e Lu atuou no laboratório Long Ju, do MIT.
  • O prêmio inclui dinheiro, uma placa e a oportunidade de apresentar um colóquio sobre o trabalho na University of Illinois no outono de 2025.
  • No ano anterior, a equipe publicou na Nature que elétrons podem se fracionar em grafeno, um estado eletrônico exótico com potencial para tecnologias quânticas.
  • As pesquisas ampliam a compreensão das interações eletrônicas em materiais 2D e apontam para futuro promissor na física quântica.

Físicos do MIT, Jiaqi Cai e Zhengguang Lu, foram agraciados com o McMillan Award da University of Illinois em 2025. O prêmio reconhece suas descobertas independentes sobre o efeito Hall quântico anômalo fracionário (FQAHE) em materiais 2D moiré. Essa pesquisa pode abrir novas possibilidades para a computação quântica.

No ano anterior, os pesquisadores relataram na revista *Nature* que elétrons podem se fracionar em grafeno, uma forma de carbono em uma única camada. Essa descoberta é considerada um estado eletrônico exótico, que pode ser aplicado em tecnologias quânticas mais robustas.

Cai, atualmente Pappalardo Fellow no MIT, e Lu, professor assistente na Florida State University, realizaram suas descobertas de forma independente. Cai trabalhou sob a orientação do professor Xiaodong Xu na Universidade de Washington, enquanto Lu fez suas pesquisas no laboratório de Long Ju, também do MIT.

Reconhecimento e Prêmio

O McMillan Award é um dos mais altos reconhecimentos para jovens físicos da matéria condensada. O professor Long Ju expressou orgulho pelas conquistas de Cai e Lu, destacando a importância de suas pesquisas. O prêmio inclui uma quantia em dinheiro e uma placa, além da oportunidade de apresentarem um colóquio sobre seu trabalho na University of Illinois no outono de 2025.

As descobertas de Cai e Lu marcam um avanço significativo na compreensão das interações eletrônicas em materiais 2D, sugerindo um futuro promissor para a pesquisa em física quântica.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais