- A Anvisa suspendeu a venda e o uso de 69 cosméticos capilares produzidos pela Cosmoética, além de itens da Truss e da Ozonteck; a decisão foi publicada no Diário Oficial da União em 6 de outubro de 2025.
- Os produtos da Cosmoética não possuíam registro na Anvisa, estando apenas notificados, procedimento aplicado a cosméticos de baixo risco.
- A lista inclui a máscara capilar Truss e diversos itens da Ozonteck sem a devida regularização; a Ozonteck recolheu itens à base de ozônio, entre sabonetes e condicionadores.
- Os cosméticos à base de ozônio alegam atividade farmacológica, o que é proibido para cosméticos, segundo a Anvisa.
- A agência ressalta que itens sem registro não asseguram qualidade, segurança e eficácia; denúncias podem ser feitas pela Ouvidoria ou pela Central de Atendimento, pelo telefone 0800 642 9782.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda e o uso de 69 cosméticos capilares produzidos pela empresa Cosmoética, além de itens da Truss e da Ozonteck. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira, 6 de outubro de 2025. Os produtos da Cosmoética não possuíam registro na Anvisa, tendo sido apenas notificados, um procedimento que se aplica a cosméticos de baixo risco.
A lista de produtos suspensos inclui a máscara capilar Truss e diversos itens da marca Ozonteck, que também não tinham a devida regularização. A Anvisa alertou que os cosméticos à base de ozônio da Ozonteck, que incluem sabonetes e condicionadores, devem ser recolhidos. Segundo a agência, esses produtos, embora registrados, alegam ter atividade farmacológica, o que é proibido para cosméticos.
Riscos à Saúde
A Anvisa enfatiza que produtos sem registro não garantem qualidade, segurança e eficácia, representando riscos à saúde dos consumidores. A agência não recomenda o uso de cosméticos irregulares e solicita que denúncias sobre esses produtos sejam feitas pela Ouvidoria ou pela Central de Atendimento, disponível pelo telefone 0800 642 9782.
A decisão da Anvisa reflete um esforço contínuo para assegurar a segurança dos produtos disponíveis no mercado, especialmente em um setor onde a saúde dos consumidores pode ser comprometida por itens não regulamentados.