Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Ministério da Saúde cria laboratório de inovação em saúde para formação em epidemiologia no SUS

MS lança EpiLab, laboratório de inovação em saúde para epidemiologia no SUS; inscrições vão até sete de novembro de 2025; quarenta iniciativas vão a webinário e quatro premiadas na Expoepi 2026

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Ministério da Saúde cria laboratório de inovação em saúde para formação em epidemiologia no SUS
0:00 0:00
  • O Ministério da Saúde (MS), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS), lançou o Laboratório de Inovação em Saúde – EpiLab, voltado à formação em epidemiologia para o SUS.
  • As inscrições ficam abertas até 7 de novembro de 2025; as 40 melhores iniciativas vão a um webinário nacional com certificados e publicação de resumos, e as quatro premiadas serão apresentadas na Expoepi 2026.
  • Podem participar profissionais de instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, desde que apresentem iniciativas em epidemiologia implementadas entre 2020 e 2025, com carga mínima de 20 horas, em quatro eixos temáticos: formação acadêmica, epidemiologia de campo, educação permanente e aplicação na gestão.
  • O edital completo está disponível no Portal da Inovação na Gestão do SUS da OPAS/OMS; os 40 melhores terão seus resumos publicados em livro especial e as quatro iniciativas mais bem avaliadas serão apresentadas na Expoepi 2026, em Brasília, abril de 2026.
  • A Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do MS coordena as atividades relacionadas à epidemiologia no SUS, e o EpiLab reforça o compromisso de valorizar profissionais da saúde e promover o uso qualificado da epidemiologia.

O Ministério da Saúde (MS) lançou o Laboratório de Inovação em Saúde – EpiLab, focado na formação em epidemiologia para o Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa, realizada em parceria com a OPAS/OMS, visa mapear e valorizar experiências educacionais na área. As inscrições para propostas de inovação estão abertas até 7 de novembro de 2025.

O EpiLab busca fortalecer a vigilância em saúde e promover a troca de experiências no Brasil. Profissionais de instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos podem participar, desde que apresentem iniciativas em epidemiologia implementadas entre 2020 e 2025, com carga mínima de 20 horas. As propostas devem se enquadrar em quatro eixos temáticos: formação acadêmica, epidemiologia de campo, educação permanente e aplicação na gestão.

Premiação e Reconhecimento

As 40 melhores iniciativas selecionadas participarão de um webinário nacional, receberão certificados e terão seus resumos publicados em um livro especial. Além disso, as quatro iniciativas mais bem avaliadas serão apresentadas na Expoepi 2026, que ocorrerá em Brasília, em abril de 2026. O edital completo está disponível no Portal da Inovação na Gestão do SUS da OPAS/OMS.

A Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do MS coordena as atividades relacionadas à epidemiologia no SUS. O EpiLab reforça o compromisso do Ministério em valorizar profissionais da saúde e promover o uso qualificado da epidemiologia, essencial para respostas efetivas em saúde pública.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais