O Inep anunciou o edital do Enem 2025, com inscrições de 26 de maio a 6 de junho e provas nos dias 9 e 16 de novembro. Uma novidade é a certificação para pessoas com mais de 18 anos que não terminaram a educação básica, que precisam de pelo menos 450 pontos em cada área e mais de 500 na redação. As provas incluem quatro testes objetivos e uma redação, cada um com 45 questões. No primeiro dia, os participantes farão a redação e provas de língua portuguesa, língua estrangeira, história, geografia, filosofia e sociologia, com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo dia, as provas de matemática, química, física e biologia terão duração de 5 horas. Em algumas cidades do Pará, as provas serão em datas diferentes devido à COP 30, ocorrendo nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. Os candidatos podem solicitar o uso do nome social e devem informar necessidades especiais na inscrição. A taxa de inscrição é de R$ 85, com pagamento até 11 de junho. Provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para quem não puder comparecer.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, publicado em edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta-feira (23). As inscrições ocorrerão de 26 de maio a 6 de junho e as provas estão agendadas para os dias 9 e 16 de novembro.
Uma das principais novidades é a certificação para maiores de 18 anos que não concluíram a educação básica. Para obter o certificado, o candidato deve alcançar pelo menos 450 pontos em cada área de conhecimento e uma nota superior a 500 na redação. O exame contará com quatro provas objetivas e uma redação, com cada prova composta por 45 questões de múltipla escolha.
Detalhes das Provas
No primeiro dia, os participantes farão a redação e as provas de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, filosofia e sociologia, com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo dia, as provas de matemática, química, física e biologia serão aplicadas em um período de 5 horas. Os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h (horário de Brasília), com início das provas às 13h30.
Em algumas cidades do Pará, como Belém, Ananindeua e Marituba, as provas ocorrerão em datas diferentes devido à COP 30, programada entre 10 e 21 de novembro. Nesses locais, o Enem será realizado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Inclusão e Acessibilidade
Os candidatos poderão solicitar o tratamento pelo nome social durante a inscrição, que será garantido a travestis, transexuais e transgêneros com base nos dados da Receita Federal. Além disso, aqueles que necessitam de atendimento especializado devem informar suas condições no ato da inscrição.
A taxa de inscrição é de R$ 85, com opções de pagamento via boleto, pix, cartão de crédito ou débito. O prazo para pagamento se estende até 11 de junho, sem possibilidade de prorrogação. Para os que faltarem por problemas logísticos ou doenças, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro.
Entre na conversa da comunidade