NotíciasEconomia

07 de ago 2025

Brasil deve revelar resposta ao tarifaço nesta sexta-feira

Governo brasileiro implementa medidas urgentes para proteger exportações afetadas por tarifas dos Estados Unidos e avalia consulta à OMC

Tarifas recíprocas para dezenas de países entraram em vigor nesta quinta-feira, 7, em um movimento do governo Trump para remodelar o comércio global (Foto: Jim Watson/AFP)

Tarifas recíprocas para dezenas de países entraram em vigor nesta quinta-feira, 7, em um movimento do governo Trump para remodelar o comércio global (Foto: Jim Watson/AFP)

Ouvir a notícia

Brasil deve revelar resposta ao tarifaço nesta sexta-feira - Brasil deve revelar resposta ao tarifaço nesta sexta-feira

0:000:00

O governo brasileiro anunciou um pacote de medidas para enfrentar os impactos das tarifas impostas pelos Estados Unidos, especialmente nas exportações de aviação e suco de laranja. O vice-presidente Geraldo Alckmin informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidirá sobre a consulta à Organização Mundial do Comércio (OMC) em breve.

O plano de contingência, que será revelado em linhas gerais nesta sexta-feira, 8, inclui linhas de crédito via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a ampliação de compras governamentais, focando em alimentos perecíveis. A medida provisória será o instrumento utilizado para garantir a agilidade na aprovação, dada a urgência da situação.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) está mapeando os setores mais afetados pelas tarifas, enquanto o Ministério da Fazenda avalia os impactos econômicos e os fluxos de caixa. As tarifas, que começaram com 10% e chegaram a 50%, foram implementadas pelo presidente americano Donald Trump, que também isentou 694 produtos brasileiros de taxas, trazendo alívio a algumas indústrias.

Entre os setores que aguardam a redução das tarifas estão o de café, frutas tropicais e cacau. A expectativa é que o governo americano faça novos anúncios sobre as tarifas, considerando o impacto que a alta dos preços pode ter na inflação nos Estados Unidos.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela