- As ações europeias devem abrir em alta nesta segunda-feira, com o índice FTSE do Reino Unido estável e o DAX da Alemanha subindo 0,12%.
- O CAC 40 da França e o FTSE MIB da Itália também devem registrar alta de 0,1% e 0,12%, respectivamente.
- Os investidores aguardam dados de crescimento da Turquia e taxas de desemprego na União Europeia.
- Na Ásia, os mercados mostraram desempenho misto, com o índice de gerentes de compras (PMI) de manufatura da China em 50,5, indicando leve recuperação.
- Os mercados dos Estados Unidos estão fechados devido ao feriado do Dia do Trabalho.
Abertura dos Mercados Europeus
As ações europeias devem iniciar a semana em alta nesta segunda-feira, com o índice FTSE do Reino Unido projetado para permanecer estável, enquanto o DAX da Alemanha deve subir 0,12%, o CAC 40 da França 0,1% e o FTSE MIB da Itália 0,12%. A expectativa é impulsionada pela divulgação de dados de crescimento da Turquia e das taxas de desemprego na União Europeia.
Dados Econômicos em Foco
Embora o dia seja tranquilo em termos de dados na Europa, a atenção dos investidores está voltada para os números que serão apresentados. Na última sexta-feira, os mercados regionais fecharam em baixa, enquanto os traders avaliavam os dados de inflação da Europa e dos EUA, além das possibilidades de cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve na próxima reunião, marcada para os dias 16 e 17 de setembro.
Desempenho da China e Impactos Regionais
Na Ásia, os mercados apresentaram desempenho misto, com investidores analisando os dados de manufatura da China. O índice de gerentes de compras (PMI) de manufatura ficou em 50,5 em agosto, uma leve recuperação em relação à contração de 49,5 do mês anterior. Contudo, outro indicador PMI mostrou uma leve queda, passando de 49,3 para 49,4.
Feriado nos EUA e Relações Internacionais
Os mercados financeiros dos EUA estão fechados devido ao feriado do Dia do Trabalho. Além disso, as relações entre Índia e China estão em foco, após líderes dos dois países concordarem em se considerar parceiros de desenvolvimento durante uma reunião da Organização de Cooperação de Xangai. A expectativa é que o presidente chinês, Xi Jinping, faça um discurso relevante no evento.