Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Acordo entre UE e Mercosur traz avanços significativos para ambas as regiões

A União Europeia avança na ratificação do tratado com o Mercosur e atualiza pacto com o México, prometendo aumento significativo no comércio

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Agricultores europeus protestam contra o acordo entre a UE e Mercosur em frente ao Parlamento Europeu em Bruxelas (Foto: Reprodução)
0:00 0:00
  • A União Europeia (UE) apresentou o texto do tratado com o Mercosur, após 25 anos de negociações.
  • O pacto com o México também foi atualizado, visando um mercado conjunto de 780 milhões de pessoas.
  • O acordo pode aumentar o comércio entre os blocos em 40%, atualmente em torno de 100 bilhões de euros.
  • A eliminação de mais de 80% das tarifas comerciais deve gerar economias anuais de 4 bilhões de euros para os europeus.
  • Um fundo comunitário de 6,3 bilhões de euros será criado para mitigar impactos em setores específicos.

A União Europeia (UE) deu um passo significativo na ratificação do tratado com o Mercosur, ao apresentar o texto do acordo que estava em negociação há 25 anos. Além disso, a UE atualizou seu pacto comercial com o México, que começou a ser desenvolvido em 1994. Essa movimentação representa um avanço crucial para a criação de um mercado conjunto de 780 milhões de pessoas e um aumento estimado de 40% no comércio entre os blocos, que atualmente gira em torno de 100 bilhões de euros.

A resistência histórica de países como a França foi um obstáculo, mas a recente flexibilização dessa postura torna mais difícil a formação de uma minoria de bloqueio no Parlamento Europeu. O acordo com o Mercosur promete economias anuais de 4 bilhões de euros em tarifas para os europeus, com a eliminação de mais de 80% dos impostos nas trocas comerciais entre as partes.

Impactos Econômicos

O tratado deve impulsionar as exportações industriais da Europa para o Mercosur, especialmente em setores como automóveis, metalurgia e farmacêutica. Em contrapartida, as exportações agrícolas da América do Sul também serão beneficiadas, com a implementação de cotas e tarifas viáveis. Para mitigar possíveis impactos negativos em setores específicos, um fundo comunitário de 6,3 bilhões de euros será ativado.

Contexto Geopolítico

Esse acordo surge em um momento em que as restrições comerciais impostas pela administração de Donald Trump à UE estavam em vigor, e representa uma resposta estratégica a pressões geopolíticas de potências como Estados Unidos, Rússia e China. A aproximação com o Mercosur é vista como uma base para fortalecer as relações com toda a América Latina, uma região que compartilha valores e interesses semelhantes aos da Europa.

A Espanha, que tem laços históricos e culturais com a América Latina, desempenhou um papel importante nas negociações, especialmente durante sua presidência do Conselho da UE em 2023. O país é um dos principais parceiros comerciais do Mercosur, destacando-se entre os três maiores do bloco latino-americano.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais