- David Tepper, bilionário do hedge fund, alertou sobre os riscos de novos cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed).
- Tepper afirmou que isso pode aumentar a inflação e criar bolhas de ativos.
- O Fed anunciou uma redução de 0,25 ponto percentual nas taxas, a primeira deste ano, e indicou que mais cortes podem ocorrer até o final de 2023.
- O presidente do Fed, Jerome Powell, classificou a medida como uma estratégia de “gestão de riscos”.
- Tepper destacou que uma política monetária excessivamente flexível pode levar a uma pressão crescente sobre os preços.
O bilionário do hedge fund, David Tepper, alertou que o Federal Reserve (Fed) pode considerar novos cortes nas taxas de juros, mas isso pode aumentar os riscos de inflação e criar bolhas de ativos. Em entrevista ao programa “Squawk Box” da CNBC, Tepper enfatizou a necessidade de cautela na política monetária do banco central.
Na quarta-feira, o Fed anunciou uma redução de 0,25 ponto percentual nas taxas, a primeira deste ano, e indicou que mais cortes podem ocorrer até o final de 2023. O presidente do Fed, Jerome Powell, descreveu essa medida como uma estratégia de “gestão de riscos”, não necessariamente uma resposta a uma economia fraca. A pressão do presidente Donald Trump por cortes mais agressivos nas taxas já era evidente.
Tepper expressou preocupação de que, se o Fed continuar a cortar as taxas antes que a inflação esteja totalmente controlada, a demanda pode superar a oferta, reacendendo a pressão sobre os preços. Ele destacou que uma política monetária excessivamente flexível pode levar a bolhas em ativos, à medida que os investidores buscam oportunidades em mercados mais arriscados.
O fundador da Appaloosa Management também observou que, apesar das altas avaliações do mercado, ele não apostaria contra as ações enquanto o Fed continuar a adotar uma postura de afrouxamento. “Não gosto dos múltiplos, mas como não possuí-los?”, questionou Tepper, referindo-se à expectativa de mais cortes nas taxas até o final do ano.