- Candidatos estão conseguindo empregos mais rapidamente, enviando menos aplicações.
- Pesquisa da ZipRecruiter com 1.500 novos contratados mostra que 49% encontraram trabalho em menos de um mês, aumento em relação aos 39% de maio.
- A média de aplicações enviadas caiu de 30 para 24.
- O retorno dos empregadores melhorou, com 52% dos candidatos recebendo resposta em até três dias, contra 45% no trimestre anterior.
- Setores como saúde continuam a se destacar, especialmente na administração pública, devido à demanda por pessoal de saúde.
Candidatos estão conseguindo empregos mais rapidamente, enviando menos aplicações. Uma pesquisa da ZipRecruiter, realizada com 1.500 novos contratados, revelou que 49% dos entrevistados encontraram trabalho em menos de um mês. Esse número representa um aumento em relação aos 39% registrados em maio. Além disso, a média de aplicações enviadas caiu de 30 para 24.
O retorno dos empregadores também melhorou. A pesquisa indicou que 52% dos candidatos receberam resposta de um gerente de contratação em até três dias, um aumento em relação aos 45% do trimestre anterior. Segundo a economista do trabalho da ZipRecruiter, Nicole Bachaud, essa aceleração no processo de contratação se deve a um melhor alinhamento entre as expectativas dos candidatos e as necessidades dos empregadores.
Mudanças nas prioridades dos trabalhadores também são notáveis. Embora menos novos contratados tenham conseguido seus “empregos dos sonhos”, 91% expressaram satisfação com suas novas funções. A busca por um bom ambiente de trabalho e flexibilidade de horários se tornou mais relevante do que salários mais altos.
O mercado de trabalho ainda apresenta desafios. Apesar de haver aproximadamente uma vaga para cada candidato, a situação é menos favorável do que durante a Grande Renúncia de 2022, quando havia duas vagas para cada candidato. O conceito de “job hugging”, onde os trabalhadores mantêm seus empregos devido à escassez de oportunidades, está se consolidando.
Setores como saúde estão se destacando. Profissionais dessa área continuam a ter mais opções, especialmente em administração pública, onde a demanda por pessoal de saúde aumentou. Isso se deve à necessidade de adaptação às novas políticas de saúde pública, especialmente com a chegada da temporada de gripe.
Expectativas para o futuro do mercado de trabalho são otimistas. A antecipação de contratações em setores como varejo e transporte sugere que as empresas esperam um aumento no consumo. A recente redução nas taxas de juros pelo Federal Reserve pode estimular ainda mais a atividade econômica e a contratação até o final de 2025.