Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Todos são vencedores: prêmios abundam na Frieze London

Tate Frieze Fund recebe £150 mil para aquisições, incluindo duas obras de mulheres artistas britânicas emergentes

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Alex Margo Arden, the inaugural winner of the Nicoletta Fiorucci Foundation Prize, with her works on theGinny on Frederick stand. Photo © David Owens
0:00 0:00
  • O Frieze Week tem aumentado prêmios e fundos de aquisição em meio à redução de financiamento público, com o Tate Frieze Fund oferecendo £150 mil para curadores do Tate adquirirem obras.
  • As obras adquiridas são de Lubna Chowdhary (Assemble, peça cerâmica) e Barbara Walker (The End of the Affair, retrata uma mulher com um cisne morto aos pés). A diretora do Tate, Maria Balshaw, elogiou Chowdhary.
  • Alex Margo Arden é a primeira vencedora do Nicoletta Fiorucci Foundation Prize, recebendo £10 mil para dividir com a galeria; sua montagem de manequins de museus foi destacada por desafiar normas de comercialização na feira.
  • O Arts Council Frieze Acquisitions Fund cresceu para £90 mil, com aquisições como Petros, de Sarah Ball, e A Touch Up, de Olu Ogunnnaike, para a coleção do Arts Council.
  • O Camden Emerging Artist Prize ficou com Bogdan Ablozhnyy, que terá exposição solo na Camden Art Centre; o Circa 2025 foi para Adnam Faramawy, com £30 mil e uma nova comissão para uma obra em Piccadilly Circus em 2027, além de seu filme A Proposal for a Parakeet’s Garden envolvendo crise migratória.

O Frieze Week, evento de arte contemporânea, tem se destacado pelo aumento de prêmios e fundos de aquisição em meio à diminuição do financiamento público. O Tate Frieze Fund, por exemplo, disponibiliza £150 mil para curadores do Tate adquirirem obras, destacando-se a compra de duas peças de artistas britânicas emergentes.

As obras adquiridas são de Lubna Chowdhary e Barbara Walker. A primeira, *Assemble*, é uma impressionante peça cerâmica, enquanto *The End of the Affair*, de Walker, retrata uma mulher com um cisne morto aos pés. A diretora do Tate, Maria Balshaw, elogiou a obra de Chowdhary, afirmando que ela “pode dominar um ambiente”.

Prêmios e Reconhecimentos

A artista Alex Margo Arden foi a primeira vencedora do Nicoletta Fiorucci Foundation Prize, recebendo £10 mil a serem divididos com sua galeria. Sua obra, uma montagem de manequins de museus, foi elogiada por desafiar as normas de comercialização no contexto da feira.

O Arts Council Frieze Acquisitions Fund também cresceu, alcançando £90 mil. Obras como *Petros*, de Sarah Ball, e *A Touch Up*, de Olu Ogunnnaike, foram adquiridas para a coleção do Arts Council. Além disso, o Camden Emerging Artist Prize foi concedido a Bogdan Ablozhnyy, que terá uma exposição solo na Camden Art Centre.

Novas Iniciativas e Comissões

O prêmio Circa 2025 foi para Adnam Faramawy, que receberá £30 mil e uma nova comissão para uma obra a ser exibida em Piccadilly Circus em 2027. Seu filme, *A Proposal for a Parakeet’s Garden*, aborda a crise migratória e foi escolhido entre mais de 1.000 inscrições.

Essas iniciativas refletem um esforço contínuo para apoiar e promover artistas emergentes, mesmo em tempos de desafios financeiros no setor cultural.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais