- A Danone anunciou novas metas para reduzir o teor de açúcar em todo o portfólio, após alcançar 100% de produtos infantis com no máximo 10% de açúcar até 2024; mudanças serão gradualmente aplicadas, com foco na linha completa, conforme destacaram Mário Rezende, vice-presidente de Operações e Sustentabilidade, e Gustavo Álvarez, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento para a América Latina.
- As modificações serão feitas de forma gradual, levando em conta a preferência dos consumidores brasileiros por sabores doces, com a meta de chegar a 10% de açúcar em toda a linha de produtos.
- A empresa planeja aumentar em 50% a capacidade da fábrica de Poços de Caldas, a única unidade de lácteos no Brasil, que já opera com energia 100% renovável e reduziu 85% as emissões de dióxido de carbono.
- A meta é chegar a 100% de reciclabilidade das embalagens até 2030 e reduzir em 30% o uso de plástico virgem; hoje 78% das embalagens são recicláveis, e 15% já utilizam PET reciclado.
- Também há atividades como o reaproveitamento do soro ácido do Danoninho como fertilizante em fazendas locais, além da continuidade da avaliação de novas soluções para desafios de reciclabilidade, especialmente quanto ao poliestireno utilizado em algumas embalagens.
A Danone anunciou novas metas para reduzir o teor de açúcar em seu portfólio, após já ter alcançado a marca de 100% de seus produtos infantis com no máximo 10% de açúcar até 2024. Essa mudança é parte de um compromisso mais amplo da empresa com a saúde e sustentabilidade, refletindo uma trajetória de mais de 20 anos de redução gradual do açúcar, que começou com o famoso Danoninho.
O vice-presidente de Operações e Sustentabilidade, Mário Rezende, e o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento para a América Latina, Gustavo Álvarez, destacaram que a empresa agora se concentra em aplicar essas reduções a todos os produtos, não apenas aos infantis. As modificações serão feitas de forma gradual, considerando a preferência dos consumidores brasileiros por sabores doces. A meta é alcançar 10% de açúcar em toda a linha de produtos.
Expansão e Sustentabilidade
A Danone também planeja aumentar em 50% a capacidade da fábrica de Poços de Caldas, que é a única unidade de lácteos da empresa no Brasil. A fábrica opera com energia 100% renovável e já reduziu em 85% as emissões de dióxido de carbono. Além disso, a empresa está comprometida em aumentar a reciclagem de suas embalagens, com o objetivo de atingir 100% de reciclabilidade até 2030 e reduzir em 30% o uso de plástico virgem.
Atualmente, 78% das embalagens da Danone são recicláveis, e 15% já utilizam PET reciclado. O foco em sustentabilidade também se reflete em iniciativas como o reaproveitamento do soro ácido do Danoninho como fertilizante em fazendas locais. A Danone continua a avaliar novas soluções para desafios de reciclabilidade, especialmente em relação ao poliestireno utilizado em algumas de suas embalagens.