- Meta planeja tornar-se broker de eletricidade e começar a negociar energia.
- A medida visa apoiar a construção de novas usinas para atender à demanda da rede.
- A demanda está crescendo por causa de data centers e IA generativa.
- A informação foi reportada pela Bloomberg.
A Meta planeja tornar-se corretora de energia, atuando como broker e iniciando atividades de negociação de eletricidade. A medida visa apoiar o desenvolvimento de novas usinas à medida que a demanda na rede aumenta, especialmente para atender centros de dados e aplicações de IA generativa, segundo a Bloomberg.
A empresa busca facilitar a compra e venda de energia entre produtores e consumidores, buscando acompanhar o ritmo do crescimento do consumo elétrico ligado aos serviços em nuvem. A iniciativa ocorre em meio a tensões na rede elétrica e ao desafio de manter o fornecimento estável frente ao aumento da demanda.
Meta passa a atuar como broker de energia
A notícia, publicada pela Bloomberg, destaca que a estratégia de atuação da Meta envolve a negociação de energia para fortalecer o ecossistema de geração necessário a suportar seus serviços de IA e data centers. Ainda não há detalhamentos sobre datas de implementação ou contratos específicos.
Fontes familiarizadas com o tema afirmam que a empresa pretende manter operações de trading de energia com foco em eficiência e confiabilidade, alinhando-se a iniciativas do setor para ampliar a oferta de geração. A Bloomberg cita planos ainda sem confirmação formal pela Meta.