Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Diplomas podem se tornar obsoletos com a ascensão da inteligência artificial

Relatório da PwC aponta que habilidades mudam 66% mais rápido em setores com IA, tornando diplomas universitários rapidamente obsoletos.

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Capelo de formatura e diploma com uma pilha de livros sobre um fundo de madeira (Foto: Liliboas/Getty Images)
0:00 0:00
  • O relatório Global AI Jobs Barometer 2025 da PwC indica que diplomas universitários estão se tornando obsoletos rapidamente, especialmente em setores afetados pela inteligência artificial.
  • As habilidades exigidas nesses setores mudam 66% mais rápido do que em áreas menos impactadas.
  • Em 2024, a velocidade de transformação das habilidades era de 25%, e esse índice mais que dobrou em um ano.
  • Joe Atkinson, diretor global de IA da PwC, destaca a importância do autoaperfeiçoamento contínuo e do domínio prático da tecnologia.
  • Para atender à demanda por novas habilidades, a EXAME e a Saint Paul oferecem um curso online de Inteligência Artificial por R$ 37, com duração de três horas e certificado.

O relatório Global AI Jobs Barometer 2025 da PwC destaca uma mudança significativa no mercado de trabalho, onde diplomas universitários estão se tornando obsoletos mais rapidamente, especialmente em setores afetados pela inteligência artificial (IA). A pesquisa, que analisou cerca de 1 bilhão de anúncios de vagas em seis continentes, revela que as habilidades exigidas nesses setores mudam 66% mais rápido do que em áreas menos impactadas.

A crescente valorização de habilidades práticas em detrimento de formações tradicionais é um reflexo da rápida evolução tecnológica. Em 2024, a velocidade de transformação das habilidades era de 25%, mas em apenas um ano, esse índice mais que dobrou. Joe Atkinson, diretor global de IA da PwC, afirma que a formação formal está perdendo relevância, pois os modelos de IA oferecem acesso imediato ao conhecimento.

Atkinson ressalta a importância do autoaperfeiçoamento contínuo e do domínio prático da tecnologia. Ele alerta que, se os profissionais não se adaptarem rapidamente, podem ficar para trás. A recomendação é explorar diferentes modelos de IA, entender suas nuances e praticar frequentemente. Essa nova realidade exige que os trabalhadores adotem uma postura proativa em relação à tecnologia.

Para atender a essa demanda, a EXAME e a Saint Paul oferecem um treinamento em Inteligência Artificial por R$ 37, que inclui um certificado. O curso, com duração de três horas, é 100% online e aborda ferramentas de IA essenciais, além de estratégias para o desenvolvimento de carreira nesse setor em crescimento.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais