Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Capitais brasileiras enfrentam redução de área pela primeira vez na história

Cinquenta e cinco por cento dos municípios brasileiros apresentam crescimento populacional abaixo de um por cento, sinalizando desafios futuros

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Centro histórico de Salvador: a capital baiana tem o maior decrécimo populacional, segundo o IBGE (Foto: Adobe Stock)
0:00 0:00
  • O Brasil enfrenta uma diminuição no número de nascimentos, conforme dados do Censo 2022 e Projeções da População do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
  • Pela primeira vez, cinco capitais brasileiras – Salvador, Natal, Belém, Porto Alegre e Belo Horizonte – registraram redução populacional.
  • Aproximadamente 37,3% dos 5.571 municípios do país apresentam essa tendência, indicando uma possível queda geral da população a partir de 2042.
  • O Brasil alcançou 213,4 milhões de habitantes em 2025, com crescimento de apenas 0,39% em relação ao ano anterior.
  • Entre os municípios menos populosos, destacam-se Serra da Saudade (MG) com 856 habitantes, Anhanguera (GO) com 913 pessoas e Borá (SP) com 932 moradores.

O Brasil enfrenta uma tendência preocupante de diminuição do número de nascimentos, conforme revelado pelo Censo 2022 e as Projeções da População do IBGE. Em um novo relatório, o IBGE anunciou que, pela primeira vez, cinco capitais brasileiras – Salvador, Natal, Belém, Porto Alegre e Belo Horizonte – apresentaram redução populacional.

Os dados, divulgados em 28 de setembro de 2023, mostram que 37,3% dos 5.571 municípios do país já registram essa tendência de queda. Apesar do Brasil ter alcançado a marca de 213,4 milhões de habitantes em 2025, com um crescimento de apenas 0,39% em relação ao ano anterior, a redução populacional em um terço das cidades indica uma possível queda geral da população a partir de 2042.

Análise Demográfica

Marcio Minamiguchi, gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, destacou que os resultados refletem uma desaceleração demográfica. Ele observou que cidades maiores, como São Paulo e Rio de Janeiro, já apresentam crescimento próximo de zero. A diferença entre nascimentos e óbitos, conhecida como saldo vegetativo, está diminuindo.

Dos municípios analisados, 2.079 (37,3%) mostraram redução populacional, enquanto 3.011 (54,0%) tiveram crescimento entre 0% e 0,9%. Apenas 122 municípios (2,2%) registraram aumento populacional igual ou superior a 2%.

Municípios Menos Populosos

Entre os municípios menos populosos do Brasil, destacam-se Serra da Saudade (MG), com 856 habitantes; Anhanguera (GO), com 913 pessoas; e Borá (SP), com 932 moradores. Essa nova realidade demográfica exige atenção e planejamento por parte das autoridades para enfrentar os desafios que a redução populacional pode trazer.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais