Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Identifique os diferentes tipos de esgotamento profissional e como enfrentá-los

Burnout afeta 48% dos funcionários e 53% dos gerentes, exigindo que líderes desenvolvam habilidades para identificar e lidar com o problema.

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Startups promovem a cultura do cansaço como estratégia para impulsionar a inovação (Foto: Reprodução)
0:00 0:00
  • O burnout afeta 48% dos funcionários e 53% dos gerentes, segundo o Índice de Tendências de Trabalho da Microsoft de 2022.
  • Especialistas destacam a importância de líderes identificarem diferentes formas de esgotamento.
  • A coach de carreira Phoebe Gavin sugere quatro perguntas para diagnosticar a origem do burnout.
  • Ignorar os sinais de burnout pode resultar em baixa performance e alta rotatividade nas equipes.
  • A EXAME e a Saint Paul oferecem um Pré-MBA em Liderança e Gestão, com duração de três horas e investimento de R$ 37,00.

O burnout se tornou uma preocupação crescente no ambiente de trabalho, afetando 48% dos funcionários e 53% dos gerentes, conforme o Índice de Tendências de Trabalho da Microsoft de 2022. Especialistas alertam que existem diferentes formas de esgotamento, e é crucial que os líderes saibam identificá-las. A coach de carreira Phoebe Gavin destaca que o primeiro passo é discernir se o cansaço é resultado do trabalho em si ou da insatisfação com o emprego.

Quando o esgotamento é causado pela falta de desafios, isso pode indicar um desinteresse nas atividades. Por outro lado, o esgotamento profundo afeta não apenas a vida profissional, mas também a pessoal, exigindo atenção imediata. Gavin sugere quatro perguntas que podem ajudar a diagnosticar a origem do burnout: por que aceitou o emprego, o que o motivava, quando começou a se sentir frustrado e o que espera para o futuro.

Importância da Liderança

Líderes que ignoram os sinais de burnout enfrentam riscos como baixa performance e alta rotatividade nas equipes. A psicóloga organizacional Ludmila Praslova ressalta que a discrepância entre o que foi prometido e o que está sendo entregue pode levar ao esgotamento. Portanto, a liderança deve ir além da gestão de metas, promovendo um ambiente de trabalho saudável e sustentável.

Para aqueles que buscam aprimorar suas habilidades de liderança, a EXAME e a Saint Paul oferecem um Pré-MBA em Liderança e Gestão. O curso, com duração de três horas, é totalmente online e inclui um certificado de participação. Os alunos aprenderão sobre o perfil de líder mais procurado pelas empresas e como alavancar suas carreiras para cargos de alta liderança. O investimento é de R$ 37,00, e o treinamento é acessível de qualquer lugar do mundo.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais