- Uma pesquisa do ADP Research revela que o Brasil é o país mais otimista em relação à inteligência artificial na América Latina.
- O estudo, realizado entre julho e agosto de 2025, ouviu 38 mil trabalhadores, incluindo 1.127 brasileiros.
- Cinquenta e dois por cento das empresas brasileiras têm uma visão positiva sobre a IA, enquanto 27% a consideram favorável, mas com ressalvas.
- Entre os trabalhadores, 26% acreditam que a IA terá um impacto positivo em suas funções, superando a média regional de 19%.
- A EXAME e a Saint Paul oferecem um pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, com quatro encontros virtuais e custo de R$ 37,00.
O Brasil se destaca como líder em otimismo em relação à inteligência artificial (IA) na América Latina, conforme revela uma pesquisa do ADP Research. Realizado entre julho e agosto de 2025, o estudo ouviu 38 mil trabalhadores globalmente, incluindo 1.127 brasileiros. Cinquenta e dois por cento das empresas brasileiras têm uma visão positiva sobre a IA, enquanto 27% a consideram favorável, mas com ressalvas.
Entre os trabalhadores, 26% acreditam que a IA terá um impacto positivo em suas funções, superando a média regional de 19%. Mariane Guerra, vice-presidente da ADP para a América Latina, destaca que, apesar do otimismo, 10% dos entrevistados expressam preocupação com a possibilidade de substituição de empregos pela tecnologia. A pesquisa também revela diferenças de percepção entre faixas etárias: 30% dos jovens de 18 a 26 anos veem a IA de forma positiva, enquanto apenas 20% dos maiores de 55 anos compartilham dessa visão.
Oportunidades de Capacitação
Para aqueles que desejam se preparar para o mercado de trabalho em IA, a EXAME e a Saint Paul oferecem um pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios. O curso, que custa apenas R$ 37, consiste em quatro encontros virtuais com carga horária total de 3 horas. Ao final, os participantes receberão um certificado de conclusão, que pode ser adicionado ao currículo.
Esse treinamento introdutório é uma oportunidade para explorar as possibilidades profissionais na área de IA e se adaptar às novas demandas do mercado. As vagas são limitadas, e a procura deve ser rápida para garantir a participação.