- Um estudo da plataforma de empregos Indeed indica que 41% das habilidades profissionais podem ser transformadas pela inteligência artificial generativa (GenAI).
- O impacto da GenAI pode afetar 26% das vagas no mercado de trabalho.
- O GenAI Skill Transformation Index analisou cerca de 2.900 habilidades nos Estados Unidos, considerando a capacidade cognitiva e a necessidade de execução física de cada função.
- Aproximadamente 54% das funções devem passar por mudanças moderadas, dependendo da adoção da tecnologia e da adaptação dos trabalhadores.
- O estudo destaca que áreas como desenvolvimento de software estão mais expostas à automação, enquanto profissões que exigem interação humana, como enfermagem, devem ser menos afetadas.
Um estudo da plataforma de empregos Indeed revela que 41% das habilidades profissionais podem ser transformadas pela inteligência artificial generativa (GenAI), impactando 26% das vagas no mercado de trabalho. O GenAI Skill Transformation Index analisou cerca de 2.900 habilidades nos Estados Unidos, considerando a capacidade cognitiva e a necessidade de execução física de cada função.
De acordo com o índice, 54% das funções devem passar por mudanças moderadas, dependendo da adoção da tecnologia pelas empresas e da capacidade de adaptação dos trabalhadores. Aproximadamente 46% das habilidades em uma vaga típica estão sujeitas a uma transformação híbrida, onde a supervisão humana continua essencial, mas a GenAI já consegue executar grande parte do trabalho rotineiro.
Setores em Foco
O estudo destaca que áreas como desenvolvimento de software estão mais expostas à automação. Em contrapartida, profissões que exigem presença física e interação humana, como a enfermagem, devem ser menos afetadas, com a GenAI atuando principalmente em tarefas administrativas. A pesquisa também identificou que, em comparação com um ano atrás, houve um aumento no número de habilidades com alta probabilidade de substituição completa, embora isso ainda represente uma parcela pequena das funções analisadas.
Para aqueles que desejam se preparar para as mudanças no mercado, a EXAME e a Saint Paul estão oferecendo um pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios. O treinamento, que custa apenas R$37, inclui quatro encontros virtuais e um certificado de conclusão. As vagas são limitadas, e a oportunidade é uma forma de se atualizar em um cenário profissional em rápida transformação.