- O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou um crescimento de 60% no número de estudantes matriculados em cursos de licenciaturas com nota igual ou superior a 650 pontos no Enem. O anúncio foi feito no 27º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular (Fnesp).
- O governo lançou a Carteira de Identidade Nacional do Professor, que oferece benefícios em diversos setores, como hotelaria, alimentação e acesso a filmes, cursos e capacitação. A carteira é válida para professores da rede pública e privada.
- O selo #TôComProf foi lançado em parceria com empresas de todo o país para oferecer descontos e benefícios especiais para professores. O desconto mínimo deve ser de 10% sobre o valor de tabela ou preço praticado ao público em geral.
- O programa Mais Professores, instituído em 2025, busca valorizar a carreira docente e incentivar o ingresso de professores no ensino público. O programa atende aproximadamente 2,7 milhões de docentes em todo o país.
- Camilo Santana destacou a importância de promover a qualidade da formação dos professores e incentivar os jovens a seguirem a carreira de professor. O governo criou o Pé-de-Meia das Licenciaturas para dar uma bolsa de estudos do primeiro ao último ano para formar mais professores.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou o crescimento de 60% no número de estudantes matriculados em cursos de licenciaturas com nota igual ou superior a 650 pontos no Enem. O anúncio foi feito durante o 27º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular (Fnesp). Além disso, Santana anunciou o lançamento da Carteira de Identidade Nacional do Professor e o selo #TôComProf, que oferece benefícios para professores em parceria com empresas de todo o país.
O programa Mais Professores
Instituído em 2025, o programa Mais Professores busca valorizar a carreira docente e incentivar o ingresso de professores no ensino público. O programa atende aproximadamente 2,7 milhões de docentes em todo o país. Entre as iniciativas estão o Pé-de-Meia Licenciaturas, que promoveu um aumento de 60% no número de ingressantes em cursos de licenciaturas com nota igual ou superior a 650 pontos no Enem.
Carteira de Identidade Nacional do Professor
A Carteira de Identidade Nacional do Professor, lançada no dia 15 de outubro, oferece benefícios no setor hoteleiro, em empresas de alimentação e acesso a filmes, cursos e capacitação. A carteira é destinada tanto para professores da rede pública quanto da privada.
Selo #TôComProf
O selo #TôComProf é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com empresas de todo o país para garantir descontos, benefícios e vantagens especiais para um público potencial de 2,7 milhões de professores. As companhias devem ofertar serviços financeiros ou comerciais de alimentação, cultura e lazer, higiene e limpeza, moradia, saúde e transporte, entre outros. O desconto mínimo oferecido deve ser de 10% sobre o valor de tabela ou preço praticado ao público em geral, durante um período de até 12 meses.
Incentivo à Docência
Camilo Santana ressaltou a importância de incentivar os jovens a seguirem a carreira de professor, que está desvalorizada. “Resolvemos promover a qualidade da formação dos professores nesse país, porque temos de ter bons professores na rede básica”, disse o ministro. “Para isso, criamos o Pé-de-Meia das Licenciaturas, que dá uma bolsa de estudos do primeiro ao último ano para formar mais professores”, completou.