Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Lula afirma que Brasil será soberano pela educação em comemoração aos 95 anos do MEC

Presidente Lula participa de corrida em Brasília para celebrar os 95 anos do MEC.

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
© Ricardo Stuckert
0:00 0:00
  • O Ministério da Educação (MEC) comemorou 95 anos com uma corrida e caminhada em Brasília, reunindo 6 mil pessoas. O presidente Lula destacou a importância da educação para a soberania do Brasil.
  • O evento contou com a presença de diversos ministros e celebrou a integração entre educadores, servidores e a comunidade. O percurso da corrida e caminhada foi de 3 km, 5 km e 10 km.
  • O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou programas como o Prouni, Sisu, Fies, Pé de Meia e Enem. O presidente Lula dedicou as premiações aos profissionais da educação.
  • O MEC foi criado em 1930 e tem um histórico de reformas educacionais e políticas públicas voltadas para a educação. O evento também reuniu outras autoridades, como os ministros da Fazenda, Saúde, Relações Institucionais e Minas e Energia.

O Ministério da Educação completa 95 anos com evento histórico em Brasília

O aniversário de 95 anos do Ministério da Educação (MEC) foi celebrado em grande estilo em Brasília, reunindo 6 mil pessoas na Corrida e Caminhada MEC 95 Anos. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que destacou a importância da educação para a soberania do Brasil. “Nós temos consciência que é através da educação que a gente vai tornar o Brasil soberano”, afirmou Lula.

O percurso da corrida e caminhada, com distâncias de 3 km, 5 km e 10 km, foi um momento de integração entre educadores, servidores, gestores e a comunidade. A ideia de uma corrida com caminhada foi dos próprios servidores do ministério, que escolheram essa forma de comemorar o aniversário da instituição.

Programas educacionais são destacados

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou programas que permitiram o avanço das políticas de educação no país, como o Programa Universidade Para Todos (Prouni), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), o programa de incentivo financeiro-educacional Pé de Meia e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Autoridades e premiações

O evento também reuniu outras autoridades, como os ministros da Fazenda, Saúde, Relações Institucionais e Minas e Energia, respectivamente Fernando Haddad, Alexandre Padilha, Gleisi Hoffmann e Alexandre Silveira. Os três primeiros lugares de cada categoria receberam medalhas especiais, e todos os participantes ganharam medalhas de participação.

Educação como caminho para a soberania

O presidente Lula dedicou as premiações aos profissionais da educação de todo o país. “Professores e professoras, funcionários das escolas que trabalham dia e noite para que a gente possa sair do analfabetismo que a gente encontrou nesse país”, disse. Pelas redes sociais, Lula destacou a programação comemorativa e voltou a enfatizar a importância da educação para a soberania brasileira.

Histórico do MEC

Criado em 1930, o MEC teve início com o direito de todos à educação, conforme previsto na Constituição de 1934, e a criação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1961. Ao longo dos anos, o órgão atuou na educação em geral com políticas voltadas à educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, educação de jovens e adultos, educação profissional e tecnológica, educação especial e educação a distância.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais