Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

UFMA oferece 1.000 vagas em curso gratuito de saúde digital

UFMA oferece mil vagas para curso gratuito em saúde digital no SUS, totalmente online.

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
A especialização em saúde digital terá início ainda em 2025 · mediaphotos/iStockphoto/Getty Images via CNN Newsource
0:00 0:00
  • A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) abriu inscrições para 1.000 vagas em um curso de especialização gratuita em saúde digital no Sistema Único de Saúde (SUS), totalmente online.
  • As inscrições seguem até 2 de outubro, e o curso terá duração de 18 meses, com 540 horas de carga horária.
  • O curso é destinado a profissionais com ensino superior, prioritariamente trabalhadores e gestores do SUS, além de profissionais de tecnologia da informação.
  • O curso é promovido pela UFMA em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e a Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (Seidigi).
  • A seleção prevê distribuição de vagas por macrorregiões do país e reserva para candidatos negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, população trans e pessoas de baixa renda.

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) lançou uma oportunidade única para profissionais da saúde. A instituição abriu inscrições para 1.000 vagas em um curso de especialização gratuita em saúde digital, totalmente online. As inscrições seguem até 2 de outubro, e o curso terá duração de 18 meses, com 540 horas de carga horária.

O curso é destinado a profissionais com ensino superior, prioritariamente trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), além de profissionais de tecnologia da informação. A prioridade é para quem atua no SUS, como trabalhadores da saúde, gestores e profissionais de tecnologia da informação. Diplomas obtidos no exterior só serão aceitos se já tiverem sido revalidados no Brasil.

O curso é promovido pela UFMA em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e a Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (Seidigi). A especialização terá 18 módulos e exige a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A seleção prevê distribuição de vagas por macrorregiões do país e reserva para candidatos negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência, população trans e pessoas de baixa renda.

Crescimento da Educação a Distância

Em dez anos, o número de matrículas em cursos de EaD (educação a distância) de ensino superior aumentou 286,7% entre 2014 e 2024, segundo dados divulgados pelo Censo da Educação Superior de 2024, do MEC (Ministério da Educação). A saúde digital representa o uso de tecnologias da informação e comunicação para ampliar o acesso, a qualidade e a eficiência dos serviços de saúde.

Processo de Seleção

A seleção será feita em etapa única, a partir da análise documental dos candidatos. A classificação obedecerá ao ICSD (Índice de Critérios de Saúde Digital), que considera as diferentes macrorregiões de saúde do Brasil. Os detalhes estão disponíveis no edital, no tópico 3, que deve ser consultado pelos interessados. A relação final dos aprovados será divulgada em outubro no portal de seletivos da UFMA.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais