- Cerca de 3,51 milhões de participantes realizaram o primeiro dia do Enem 2025 no último domingo, com 90 questões (45 linguagens e 45 ciências humanas) e redação sobre envelhecimento. As provas foram aplicadas em 164.906 salas em 1.805 municípios.
- O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que o gabarito oficial do primeiro dia será divulgado na quinta-feira, 13, antecipando o prazo anterior, que era até 28 de novembro. O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou a data em Brasília.
- O Inep definiu que as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro, com entrega dos resultados finais prevista para janeiro de 2026. Não há previsibilidade de recursos administrativos contra o gabarito.
- O Enem 2025 também passa a funcionar como certificação de conclusão do ensino médio. Mais de 98 mil estudantes maiores de 18 anos pediram certificação, que exige no mínimo 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 na redação.
- O Enem continua sendo a principal porta de entrada para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e para o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Cerca de 3,51 milhões de participantes realizaram o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, que ocorreu no último domingo (9). Os candidatos responderam a 90 questões (45 de linguagens e 45 de ciências humanas) e produziram uma redação com o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. As provas foram aplicadas em 164.906 salas em 1.805 municípios.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que o gabarito oficial do primeiro dia será divulgado na quinta-feira (13), antecipando o prazo previsto anteriormente, que era até 28 de novembro. O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou a nova data em entrevista coletiva em Brasília.
Reaplicação e Resultados
Além disso, o Inep definiu que as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro. A entrega dos resultados finais está prevista para janeiro de 2026, embora a data exata ainda não tenha sido confirmada. Não há previsão para recursos administrativos contra o gabarito, prática comum em outros concursos.
O Enem 2025 também marca o retorno do exame como uma forma de certificação para a conclusão do ensino médio. Mais de 98 mil estudantes maiores de 18 anos solicitaram a certificação por meio do exame, que exige um mínimo de 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 na redação. O Enem é fundamental para o acesso à educação superior no Brasil, sendo a principal porta de entrada para programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).