Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Municípios têm até 30 de novembro para aderir ao curso de aperfeiçoamento da coordenação

Municípios podem aderir ao Projeto de Aperfeiçoamento da Prática em Coordenação do Cuidado a partir da Atenção Primária; adesão de 15 a 30 de novembro, 100% online, 360 horas em 15 módulos, válido por dois anos a partir de março de 2026

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Foto: divulgação/Conasems
0:00 0:00
  • O Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), lançou um projeto educacional gratuito de 360 horas, em 15 módulos, para qualificar mais de 4 milhões de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco em atenção primária, atenção especializada e vigilância em saúde; adesões de municípios vão de 15 a 30 de novembro de 2025.
  • A adesão é 100% online pelo sistema e-Gestor APS; municípios que não acessarem a plataforma por mais de 90 dias terão o acesso desativado.
  • Após adesão, profissionais poderão se inscrever nos módulos entre 10 e 29 de dezembro de 2025; o curso tem 360 horas, distribuídas em 15 módulos, com validade de dois anos a partir de março de 2026.
  • O conteúdo aborda gestão clínica, cuidados paliativos, saúde mental e manejo de condições crônicas; o projeto conta com o apoio do Hospital AC Camargo Cancer Center.
  • O objetivo é reduzir o tempo de espera e fortalecer a integralidade do cuidado no SUS, promovendo melhor coordenação entre as frentes de atuação em saúde.

O Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), lançou um projeto educacional gratuito que visa qualificar mais de 4 milhões de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). O curso, com 360 horas de duração, será oferecido em 15 módulos e é voltado para a atenção primária, atenção especializada e vigilância em saúde. As adesões dos municípios ao projeto poderão ser realizadas entre 15 e 30 de novembro de 2025.

A secretária de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Ana Luiza Caldas, destacou que esta é a maior oferta educacional do SUS nos últimos anos, sem limite de vagas. Para participar, os municípios devem formalizar a adesão até o fim de novembro. O presidente do Conasems, Hisham Hamida, enfatizou a importância da formação contínua e a nova portaria que garante horas mensais para que os profissionais possam se capacitar sem comprometer a assistência à saúde.

Como Adesão e Inscrições Funcionam

A adesão ao curso é feita 100% online pelo sistema e-Gestor APS. Os municípios que não acessarem a plataforma por mais de 90 dias terão seu acesso desativado, sendo necessário solicitar a reativação. Após a adesão, os profissionais de saúde poderão se inscrever nos módulos entre 10 e 29 de dezembro de 2025.

O conteúdo do curso abrange temas como gestão clínica, cuidados paliativos, saúde mental e manejo de condições crônicas. A qualificação estará disponível a partir de março de 2026 e terá validade de dois anos. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde, com apoio do Hospital AC Camargo Câncer Center, que contribuirá com profissionais especializados.

A implementação deste curso visa reduzir o tempo de espera para atendimentos e fortalecer a integralidade do cuidado no SUS, promovendo uma melhor coordenação entre as diversas frentes de atuação em saúde.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais