Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

PM coloca espinhos em postes de São Paulo para prevenir furtos e vandalismo

Polícia Militar instala espinhos em poste para proteger câmeras de monitoramento após vandalismo em Campos Elíseos, São Paulo

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Garras de metal fixadas em um poste na rua Vitorino Carmilo, no centro de São Paulo (Foto: Reprodução)
0:00 0:00
  • A instalação de espinhos de metal em um poste no cruzamento das ruas Vitorino Carmilo e Doutor Carvalho de Mendonça, em Campos Elíseos, São Paulo, gerou polêmica.
  • A Polícia Militar confirmou a responsabilidade pela instalação, que tem como objetivo proteger câmeras de monitoramento e prevenir vandalismo.
  • A Prefeitura de São Paulo, sob a gestão do prefeito Tarcísio de Freitas, negou envolvimento, afirmando não ter conhecimento da ação.
  • A estrutura foi criada após a depredação de uma câmera na área, que ainda não foi substituída.
  • O poste também possui uma caixa para armazenar cabos e componentes eletrônicos, além de uma câmera do programa Smart Sampa nas proximidades.

Um poste localizado no cruzamento das ruas Vitorino Carmilo e Doutor Carvalho de Mendonça, em Campos Elíseos, São Paulo, gerou controvérsia após a instalação de espinhos de metal em sua estrutura. A Polícia Militar confirmou, na tarde de sexta-feira (5), que é responsável pela instalação, que visa abrigar câmeras de monitoramento e prevenir vandalismo, especialmente após a depredação de uma câmera na área.

A gestão do prefeito Tarcísio de Freitas (Republicanos) havia negado qualquer envolvimento com a instalação dos espinhos, afirmando não ter conhecimento do fato. Contudo, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) esclareceu que a estrutura foi criada para proteger equipamentos de vigilância. A instalação ocorreu cerca de duas semanas após a depredação da câmera, que não foi substituída.

Além dos espinhos, o poste possui uma estrutura conhecida como chapéu chinês, utilizada pela Prefeitura em outros locais para proteger equipamentos do programa Smart Sampa, que conta com mais de 20 mil câmeras na cidade. Uma caixa para armazenar cabos e componentes eletrônicos também está presente no local. A poucos metros do poste, há uma câmera do programa Smart Sampa.

A Prefeitura orientou a reportagem a buscar informações diretamente com a Polícia Militar, que pode ter instalado o poste como parte do programa Muralha Paulista, uma iniciativa de monitoramento estadual que substitui o antigo Detecta. A instalação dos espinhos gerou reações entre os comerciantes da região, que notaram a mudança e a ausência de equipamentos de vigilância.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais