Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Exército de Israel solicita suspensão de ajuda humanitária após ataque na fronteira

Israel pede suspensão da ajuda humanitária à Faixa de Gaza após ataque que resultou na morte de dois israelenses na passagem de fronteira.

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Forças de segurança israelenses fecharam uma estrada que leva à ponte Rei Hussein após um ataque a tiros (Foto: Reprodução)
0:00 0:00
  • O Exército de Israel pediu a suspensão da ajuda humanitária à Faixa de Gaza após um ataque na passagem de fronteira de Allenby.
  • Um motorista jordaniano, identificado como Abdul Mutaleb al-Qaisi, disparou e matou dois israelenses antes de ser abatido.
  • O chefe do Estado-Maior de Israel, general Eyal Zamir, recomendou a interrupção da entrada de ajuda até a conclusão da investigação e a implementação de novos procedimentos de triagem.
  • O Ministério das Relações Exteriores da Jordânia condenou o ataque e anunciou a abertura de uma investigação.
  • Este incidente ocorre em um contexto de crescente tensão entre Israel e a Jordânia, exacerbada pela guerra em Gaza, que já resultou em diversas baixas.

O Exército de Israel solicitou a suspensão da ajuda humanitária à Faixa de Gaza após um ataque na passagem de fronteira de Allenby, onde um motorista jordaniano disparou e matou dois israelenses. O agressor, identificado como Abdul Mutaleb al-Qaisi, foi morto no local. O incidente ocorreu quando Qaisi, que transportava ajuda humanitária, desceu do caminhão e abriu fogo, continuando a agressão com uma faca.

O chefe do Estado-Maior, general Eyal Zamir, recomendou a interrupção da entrada de ajuda até que a investigação sobre o ataque seja concluída e novos procedimentos de triagem para motoristas jordanianos sejam implementados. O Ministério das Relações Exteriores da Jordânia condenou o ataque e anunciou a abertura de uma investigação, considerando-o uma ameaça à capacidade do reino de fornecer assistência humanitária.

As vítimas do atentado, homens de 20 e 60 anos, foram socorridas pelo Magen David Adom, mas não resistiram aos ferimentos. Este ataque ocorre em um contexto de crescente tensão entre Israel e a Jordânia, exacerbada pela guerra em Gaza, que já resultou em diversas baixas militares e civis israelenses. Na mesma passagem de fronteira, em setembro de 2024, um jordaniano havia matado três guardas israelenses antes de ser abatido.

Israel, que enfrenta um aumento nas hostilidades, confirmou a morte de quatro militares em confrontos no sul da Faixa de Gaza nesta quinta-feira. O governo israelense atribui o ataque à incitação proveniente da Jordânia e à propaganda do Hamas, enfatizando a necessidade de medidas rigorosas para garantir a segurança na região.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais