Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Relação íntima entre irmã de Van Gogh e artista Isaac Israëls

Museu Van Gogh revela relação entre Jo Bonger e Isaac Israëls até 25 de janeiro

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Isaac Israëls, Woman in profile, in front of Van Gogh's “Sunflowers” (1915-20), with an unknown model Museum de Fundatie, Zwolle and Heino/Wijhe
0:00 0:00
  • O Museu Van Gogh em Amsterdã lançou uma exposição sobre a “amizade íntima” entre Jo Bonger, irmã-de-lei de Vincent van Gogh, e o pintor Isaac Israëls.
  • Por mais de um século, o relacionamento entre Jo Bonger e Isaac Israëls foi mantido em segredo.
  • A exposição, aberta até 25 de janeiro de 2026, apresenta 103 cartas de Israëls para Bonger e destaca como a obra de Van Gogh influenciou as pinturas de Israëls.
  • Pinturas como “Vincent Willem van Gogh in Hyde Park, London” e “Portrait of Jo van Gogh-Bonger” estão em exibição.
  • Israëls nunca se casou, mas teve uma longa relação com Sophie de Vries, que viveu com ele e se tornou sua musa.

Revelação de uma Amizade Íntima

Recentemente, o Museu Van Gogh em Amsterdã lançou uma exposição que revela uma história até então desconhecida. A exposição, que ficará aberta até 25 de janeiro de 2026, destaca a “amizade íntima” entre Jo Bonger, irmã-de-lei de Vincent van Gogh, e o pintor holandês Isaac Israëls.

Contexto Histórico

Por mais de um século, foi mantido em segredo que Jo Bonger teve um breve relacionamento com Isaac Israëls. Agora, através de cartas e pinturas, o público pode conhecer essa relação.

Exposição e Acervo

A exposição, intitulada “Captivated by Vincent: The Intimate Friendship of Jo van Gogh-Bonger and Isaac Israëls”, apresenta 103 cartas enviadas por Israëls a Bonger. A mostra não apenas explora o relacionamento, mas também como a obra de Van Gogh influenciou as pinturas de Israëls.

Influência Artística

Israëls é conhecido por retratar algumas das obras mais importantes de Van Gogh no fundo de uma série de retratos. Pinturas como “Vincent Willem van Gogh in Hyde Park, London” (1914) e “Portrait of Jo van Gogh-Bonger” (1926) são destaques da exposição.

Desdobramentos

A exposição também revela que Israëls nunca se casou, mas teve uma longa relação com Sophie de Vries, que viveu com ele e se tornou sua musa. Até a data de sua morte em 1934, Israëls manteve uma conexão profunda com a arte e a vida de Van Gogh.

Significado Cultural

Essa exposição é uma oportunidade única para os visitantes entenderem melhor as conexões entre dois dos mais importantes artistas holandeses do século XIX. Através de cartas e pinturas, é possível ver como a arte de Van Gogh continuou a inspirar Israëls décadas após a morte do pintor impressionista.

Conclusão

A exposição no Museu Van Gogh não apenas desvenda uma história pessoal, mas também destaca a influência duradoura da obra de Van Gogh na arte de Israëls. Este evento é um lembrete da complexidade e da interconexão das vidas e obras dos artistas.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais