Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Torres de Notre-Dame são reabertas ao público após incêndio devastador em 2019

A visita às torres inclui uma nova escada de carvalho e vistas de Paris, com reabertura total da catedral programada para dezembro de 2024

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Torres da catedral de Notre-Dame reabrem ao público após incêndio em 2019 (Foto: Reprodução)
0:00 0:00
  • As torres da catedral de Notre-Dame, em Paris, reabrem para visitantes após restauração, com acesso limitado a 400 mil ingressos anuais.
  • A visita inclui a subida de 424 degraus e oferece uma vista panorâmica de 360 graus da cidade.
  • Os visitantes conhecerão os principais sinos da catedral, incluindo o Emmanuel, que pesa mais de 13 toneladas.
  • A restauração das torres custou 552 milhões de euros e focou na torre norte, que foi severamente danificada.
  • A reabertura completa da catedral está prevista para 8 de dezembro de 2024.

As torres da catedral de Notre-Dame, em Paris, reabrem para visitantes a partir deste sábado, após extensa restauração. O incêndio que devastou a catedral em 15 de abril de 2019 causou danos significativos, mas agora o local está preparado para receber até 400 mil visitantes anuais.

O presidente francês, Emmanuel Macron, esteve presente na véspera da reabertura para celebrar este marco. Para acessar o topo, os visitantes devem enfrentar 424 degraus, mas a recompensa é uma vista panorâmica de 360 graus de Paris. A visita, que dura cerca de 45 minutos, começa na torre sul, onde uma nova escada de carvalho maciço permite acesso ao campanário, antes inacessível.

Experiência do Visitante

Os visitantes poderão conhecer os dois principais sinos da catedral, incluindo o Emmanuel, que pesa mais de 13 toneladas. O percurso inclui o pátio das cisternas, que separa as torres e oferece uma visão da “floresta”, a estrutura de madeira reconstruída após o incêndio. A descida é feita pela torre norte. O acesso às torres é mais restrito do que à catedral, que recebe cerca de 30 mil pessoas diariamente.

A entrada na catedral é gratuita, mas a visita às torres custa 16 euros (aproximadamente R$ 100). Cada grupo pode ter no máximo 19 visitantes, e é necessário estar em boa forma física para a subida.

Restauração e Investimentos

As obras de restauração das torres custaram 552 milhões de euros, com foco na torre norte, que foi severamente danificada. Philippe Jost, presidente do órgão responsável pela restauração, destacou o heroísmo dos bombeiros durante o incêndio. As vigas queimadas foram substituídas, e os sinos foram retirados para inspeção.

Embora a torre sul tenha sido poupada do fogo, também passou por restauração devido à deterioração. A cobertura de chumbo do telhado foi substituída, e novos equipamentos de segurança foram instalados. A reabertura da catedral está prevista para 8 de dezembro de 2024, com a próxima etapa focada na renovação do ábside, na extremidade leste da catedral.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais