Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

EUA proíbem compras de luxo por funcionários do Irã durante cúpula da ONU

Funcionários iranianos estão proibidos de comprar produtos de luxo em Nova York, enquanto a população enfrenta dificuldades econômicas.

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Presidente do Irã discursa na Assembleia Geral da ONU (Foto: Reprodução)
0:00 0:00
  • Funcionários iranianos na cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York estão proibidos de comprar produtos de luxo.
  • A proibição inclui itens como relógios e eletrônicos, parte da política de “pressão máxima” dos Estados Unidos contra o Irã.
  • O porta-voz do Departamento de Estado, Thomas Pigott, afirmou que a medida visa limitar o acesso das elites iranianas a bens enquanto a população enfrenta dificuldades econômicas.
  • A ordem proíbe diplomatas iranianos de frequentar lojas como Costco e Sam’s Club, e inclui restrições a produtos que custem mais de mil dólares.
  • As sanções dos Estados Unidos têm impactado a economia iraniana, afetando importações e a capacidade do país de exportar petróleo.

Os funcionários iranianos que participam da cúpula da ONU em Nova York enfrentam novas restrições impostas pelo governo dos Estados Unidos. A proibição abrange a compra de produtos de luxo, como relógios e eletrônicos, como parte da política de “pressão máxima” contra o Irã, implementada durante a administração de Donald Trump.

De acordo com o porta-voz do Departamento de Estado, Thomas Pigott, a medida visa limitar o acesso das elites iranianas a bens enquanto a população enfrenta dificuldades econômicas. “Não permitiremos que o regime iraniano deixe que suas elites clericais façam compras em Nova York enquanto o povo iraniano sofre com pobreza e infraestrutura em colapso,” declarou Pigott.

A ordem proíbe diplomatas e outros funcionários iranianos de frequentar lojas como Costco e Sam’s Club. Os artigos que exigem autorização do Departamento de Estado incluem produtos cujo valor ultrapasse mil dólares, como canetas-tinteiro e veículos acima de 60 mil dólares. Essas restrições refletem o impacto das sanções dos EUA na economia iraniana, que já enfrenta desafios significativos, incluindo a escassez de água e eletricidade.

As sanções têm afetado as importações e a capacidade do Irã de exportar petróleo, intensificando a pressão sobre o governo de Teerã para negociar seu programa nuclear. Desde que assumiu o cargo, Trump tem buscado paralisar esse programa, incluindo ataques a instalações nucleares em junho.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais