- A Vancouver Art Gallery (VAG) selecionou Formline Architecture and Urbanism de Vancouver e KPMB Architects de Toronto para liderar o novo projeto de construção.
- O museu espera ter um design preliminar para o novo edifício no próximo ano.
- A decisão surge após o abandono de um projeto caro de Herzog & de Meuron, que aumentou os custos de C$400 milhões para C$600 milhões.
- O museu já havia investido cerca de C$60 milhões no projeto antes de descartá-lo.
- A escolha dos arquitetos reflete um compromisso com a inovação e excelência canadense.
A Vancouver Art Gallery (VAG) anunciou a seleção de Formline Architecture and Urbanism de Vancouver e KPMB Architects de Toronto para liderar o novo projeto de construção. O museu espera ter um design preliminar para o novo edifício no próximo ano.
A decisão de selecionar os novos arquitetos surge após o abandono de um projeto caro de Herzog & de Meuron, que aumentou os custos de C$400m para C$600m. O museu já havia investido cerca de C$60m no projeto antes de descartá-lo.
Novos Direcionamentos
A escolha dos arquitetos reflete um compromisso com a inovação e excelência canadense. KPMB Architects, com sede em Toronto, é conhecida por criar museus elegantes e de classe mundial, enquanto Formline Architecture and Urbanism, de Vancouver, traz uma visão de design indígena contemporânea e profundamente enraizada na tradição.
Desdobramentos
A VAG, que ocupa seu local atual desde 1983, superou sua capacidade de 165.000 pés quadrados. O plano para um novo galeria foi iniciado há 13 anos pela ex-diretora Kathleen Bartels.
O museu ainda não divulgou orçamento, cronograma ou data de abertura para o novo edifício. A expectativa é que um design preliminar seja apresentado no próximo ano.
Declarações
“A seleção de Formline e KPMB para visualizar a nova galeria é uma declaração ousada e atual que apoia a inovação e excelência canadense”, disse Jon Stovell, presidente do Conselho da Associação da Galeria.
Bruce Kuwabara, sócio fundador da KPMB, destacou a importância de retornar à província para projetar a Vancouver Art Gallery, expressando um sentimento de honra e significado pessoal.
Alfred Waugh, fundador e principal da Formline, compartilhou sua emoção ao receber o encargo de projetar a nova galeria, destacando a celebração da cultura vibrante de Vancouver e a homenagem aos povos indígenas que têm cuidado desta terra por gerações.