Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Museu da Bíblia revela artefato que comprova dinastia de Davi

Museu da Bíblia expõe estela que confirma Davi como fundador de dinastia

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Descoberta em 1993 no norte de Israel, a estela registra as viçórias militares de um rei arameu, provavelmente Hazael, sobre governantes de Israel e Judá - Foto: RepoduçΣo
0:00 0:00
  • O Museu da Bíblia, em Washington, DC, apresenta até 3 de novembro de 2025 a exposição “A Casa de Davi: Uma Dinastia Esculpida em Pedra”.
  • A mostra destaca a Estela de Tel Dan, descoberta em 1993 no norte de Israel, que contém a expressão “Casa de Davi”.
  • A Estela de Tel Dan fornece a primeira evidência extrabíblica de que Davi era reconhecido como fundador de uma dinastia real.
  • Antes da descoberta da estela, muitos estudiosos consideravam Davi uma figura lendária, semelhante ao Rei Arthur do folclore britânico.
  • A Estela de Tel Dan mudou a percepção acadêmica ao indicar que Davi já era lembrado como personagem histórico cerca de um século após sua morte.

O Museu da Bíblia, em Washington, DC, apresenta até 3 de novembro de 2025 a exposição “A Casa de Davi: Uma Dinastia Esculpida em Pedra”. A mostra destaca a Estela de Tel Dan, descoberta em 1993 no norte de Israel, que contém a expressão “Casa de Davi” e fornece a primeira evidência extrabíblica de que Davi era reconhecido como fundador de uma dinastia real.

Antes da descoberta da estela, muitos estudiosos consideravam Davi uma figura lendária, semelhante ao Rei Arthur do folclore britânico, devido à falta de provas arqueológicas fora do texto bíblico. A Estela de Tel Dan, porém, mudou a percepção acadêmica ao indicar que, cerca de um século após sua morte, Davi já era lembrado como personagem histórico e patriarca de uma linhagem governante.

Importância da Estela de Tel Dan

A Estela de Tel Dan é uma das descobertas arqueológicas bíblicas mais relevantes do último século. Ela registra as vitórias militares de um rei arameu, provavelmente Hazael, sobre governantes de Israel e Judá. Nos fragmentos preservados, aparece a expressão “Casa de Davi”, que é a primeira evidência extrabíblica de que Davi foi reconhecido como fundador de uma dinastia real.

Impacto na Arqueologia Bíblica

A peça é de imenso valor para judeus e cristãos, e tornou-se um marco na arqueologia bíblica. Ela reforça a credibilidade histórica das Escrituras em relação à presença judaica na região de Tel Dan. A exposição no Museu da Bíblia é fruto de uma parceria com a Autoridade de Antiguidades de Israel, responsável pela preservação de peças da coleção de Tesouros Nacionais.

Acesso Gratuito

A exposição integra a iniciativa First Floor Free, que garante acesso gratuito a parte das exposições do museu. Essa iniciativa visa democratizar o acesso à história e à cultura bíblica, permitindo que um público mais amplo possa apreciar e aprender sobre essa importante descoberta arqueológica.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais