Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Sarkozy analisa seus últimos dias antes de prisão, apesar de recurso dos advogados

Sarkozy deverá cumprir pena de prisão; a fiscalia financeira informou dia e prisão, possivelmente Santé ou Fleury-Mérogis, com prazo de até quatro meses

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Sarkozy analisa seus últimos dias antes de prisão, apesar de recurso dos advogados
0:00 0:00
  • O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy foi condenado por associação ilícita relacionada ao financiamento de sua campanha de 2007 com recursos do regime de Muamar Kadafi; a decisão foi anunciada em 25 de setembro e a fiscalía informou que ele deve ingressar no sistema penitenciário em breve, embora data e local ainda não tenham sido divulgados pelos advogados.
  • Em dezembro do ano passado, ele foi condenado a três anos de prisão por corrupção e tráfico de influências; a pena atual, com execução provisória, foi determinada pela gravidade excepcional dos delitos, com prazo de até quatro meses para iniciar o cumprimento.
  • Fontes apontam duas prisões de segurança máxima na região de Paris como possíveis locais de detenção: Santé ou Fleury-Mérogis; a escolha do local pode marcar a primeira prisão de um ex-presidente francês.
  • Após o ingresso, Sarkozy poderá solicitar liberdade provisória ao tribunal de apelação, que tem prazo de até dois meses para decidir.
  • O ex-presidente mantém a defesa da inocência e informou, em evento recente, que não vai desistir e continuará a lutar pela verdade.

O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy está prestes a cumprir pena de prisão após ser condenado por associação ilícita relacionada ao financiamento de sua campanha presidencial de 2007 com recursos do regime de Muamar Kadafi. A decisão foi anunciada em 25 de setembro, e a fiscalia informou que ele deve ingressar no sistema penitenciário em breve, embora a data exata e o local ainda não tenham sido divulgados por seus advogados.

A condenação de Sarkozy é a mais recente em uma série de processos judiciais que o ex-presidente enfrenta. Em dezembro do ano passado, ele foi sentenciado a três anos de prisão por corrupção e tráfico de influências. A pena atual, que inclui a execução provisória, foi determinada devido à “gravidade excepcional dos delitos” cometidos. O tribunal estabeleceu um prazo de até quatro meses para que ele inicie o cumprimento da pena, o que pode ocorrer a qualquer momento.

Possível Local de Prisão

Fontes da imprensa indicam que Sarkozy pode ser encarcerado em uma das duas prisões de segurança máxima na região de Paris: Santé ou Fleury-Mérogis. A prisão de Santé, que passou por reformas recentes, é considerada uma opção, oferecendo condições de detenção um pouco mais confortáveis. A decisão sobre o local de detenção é importante, pois marca a primeira vez que um ex-presidente francês será preso.

Após o ingresso na prisão, Sarkozy poderá solicitar a liberdade provisória ao tribunal de apelação, que terá um prazo de dois meses para decidir. Apesar de manter sua inocência e ter recorrido da condenação, a execução da pena foi determinada pela gravidade dos crimes. O ex-presidente, que se despediu de amigos e colaboradores em um evento recente, expressou que não desistirá e que lutará pela verdade e sua inocência.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais