Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

MFA Boston devolve obra de escravizado David Drake aos herdeiros

MFA Boston devolve duas obras de David Drake aos herdeiros; uma fica em empréstimo por dois anos, a Poem Jar é recomprada com certificado ético

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Wifredo Lam. La jungla (The Jungle), 1942-43 — The Museum of Modern Art, New York © Wifredo Lam Estate, Adagp, Paris / ARS, New York 2025
0:00 0:00
  • MFA Boston devolve duas obras de David Drake aos herdeiros; uma permanece em empréstimo por pelo menos dois anos, e a Poem Jar foi recomprada com certificado de propriedade ética, em discussão com Ethan Lasser e a direção do museu.
  • O MoMA, em Nova York, prepara a exposição “Wifredo Lam: When I Don’t Sleep, I Dream”, sob curadoria de Beverly Adams, com Christophe Cherix na direção da instituição.
  • A obra Adoração dos Magos, de Domenico Ghirlandaio (1488), está em evidência no Ospedale degli Innocenti e inspira o livro The Innocents of Florence, de Joseph Luzzi.
  • O conjunto de movimentos nas instituições artísticas busca reconhecer a herança histórica e devolver obras aos legítimos herdeiros, destacando a diversidade cultural na arte.

O Museu de Belas Artes de Boston (MFA) anunciou a devolução de duas obras do artista David Drake, um ceramista escravizado do século XIX, aos seus descendentes. O acordo histórico, firmado com os herdeiros, inclui a permanência de uma das peças em empréstimo por, pelo menos, dois anos. A outra, conhecida como “Poem Jar”, foi recomprada pelo museu, agora acompanhada de um “certificado de propriedade ética”.

Ethan Lasser, presidente da arte das Américas no MFA, destacou a importância deste passo, que representa um reconhecimento significativo da história e do legado de Drake. As obras de Drake, que viveu entre 1801 e 1868, são consideradas essenciais para a compreensão da arte americana e da experiência afro-americana no século XIX.

Exposições em Destaque

Paralelamente, o Museu de Arte Moderna (MoMA) em Nova York está prestes a abrir a exposição “Wifredo Lam: When I Don’t Sleep, I Dream”. Lam, um artista de ascendência africana e chinesa, é amplamente reconhecido como uma figura central na pintura modernista. A curadora Beverly Adams, junto com o novo diretor do MoMA, Christophe Cherix, lidera a mostra que explora a profunda conexão de Lam com a cultura diaspórica negra.

Além disso, a obra “Adoração dos Magos” de Domenico Ghirlandaio, datada de 1488, também está em evidência. Este quadro, localizado no Ospedale degli Innocenti, é o tema de um novo livro, “The Innocents of Florence”, que aborda a descoberta da infância durante o Renascimento. O autor Joseph Luzzi discute a relevância da pintura e sua história.

Esses eventos sublinham um movimento crescente nas instituições artísticas para reconhecer e devolver obras a seus legítimos herdeiros, além de celebrar a diversidade cultural na arte.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais