Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

IBGE inverte mapa novamente e coloca o Pará no centro do mundo

IBGE divulga mapa-múndi invertido com Belém no centro, em homenagem à COP 30, reiterando a centralidade do Brasil

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
(Foto: divulgação/IBGE)
0:00 0:00
  • O IBGE divulgou um novo mapa-mundo invertido destacando Belém, capital do Pará, como centro do mundo, em homenagem à COP 30.
  • A iniciativa reforça a centralidade do Brasil em eventos internacionais, com o anúncio feito nas redes sociais do instituto.
  • Esta é a terceira vez que o IBGE faz essa inversão; o gesto simbólico remete à transferência temporária da capital federal para Belém durante a conferência climática da ONU.
  • O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou que “Belém, o Pará e o Brasil estão no centro do mundo com a COP 30”.
  • Em maio de dois mil e vinte e três, o IBGE já havia lançado versão do mapa com o Brasil no centro, destacando o papel do país em fóruns como BRICS e Mercosul, além de outras versões ligadas ao G20 e à representação diplomática brasileira.

O IBGE divulgou um novo mapa-múndi invertido, destacando Belém, capital do Pará, como o centro do mundo. A iniciativa, que ocorre em homenagem à COP 30, reforça a centralidade do Brasil em eventos internacionais. O anúncio foi feito nas redes sociais do IBGE, que ressaltou a importância de uma nova perspectiva do planeta.

Esta é a terceira vez que o IBGE realiza essa inversão no mapa. O gesto simbólico é ainda mais significativo com a transferência temporária da capital federal para Belém durante a conferência climática da ONU. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou que “Belém, o Pará e o Brasil estão no centro do mundo com a COP 30”.

Contexto e Significado

Márcio Pochmann, presidente do IBGE, relacionou a ação com a necessidade de novas perspectivas de modernidade, especialmente em um mundo que, segundo ele, tem sido moldado pelo Norte Global nos últimos 200 anos. O objetivo é destacar o protagonismo do Sul Global nas discussões ambientais e sociais.

Em maio de 2023, o IBGE já havia lançado uma versão do mapa com o Brasil no centro, sublinhando a liderança do país em fóruns como BRICS e Mercosul. A mudança de perspectiva busca ressaltar a posição do Brasil em eventos internacionais e sua relevância geopolítica.

Análises Futuras

O IBGE também apresentou versões do mapa que marcam os países do G20 e a representação diplomática brasileira. Essas iniciativas visam mostrar como o Brasil é visto em relação a outras nações, especialmente em momentos em que o país assume papéis de liderança em fóruns globais.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais