Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Direita brasileira tem novo líder segundo pesquisa Ipespe

Bolsonaro mantém forte apoio como líder da direita, enquanto Tarcísio de Freitas ganha destaque nas preferências do eleitorado.

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Ex-presidente Jair Bolsonaro e os governadores Tarcísio de Freitas, Ronaldo Caiado, Ratinho Júnior e Romeu Zema (Foto: Elizabete Guimarães/Divulgação/ALMG | Vinícius Rosa/Governo de SP | Instagram/Reprodução | Divulgação)
0:00 0:00
  • Jair Bolsonaro é considerado o principal representante da direita no Brasil por 46% da população, segundo pesquisa Pulso Brasil/Ipespe.
  • O levantamento foi realizado entre a última sexta-feira e esta terça-feira, com 2.500 entrevistados.
  • Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, ficou em segundo lugar com 14% das menções.
  • A pesquisa também revelou que 28% dos que aprovam o governo Lula citam Bolsonaro, enquanto 64% dos que desaprovam mencionam o ex-presidente.
  • Bolsonaro lidera as menções em todas as posições ideológicas, com destaque entre os que se identificam como de direita (67%).

Jair Bolsonaro é visto como o principal representante da direita no Brasil por 46% da população, segundo pesquisa Pulso Brasil/Ipespe. O levantamento foi realizado entre a última sexta-feira e esta terça-feira, com 2.500 entrevistados. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ficou em segundo lugar, com 14% das menções.

Os governadores Ronaldo Caiado (Goiás), Ratinho Júnior (Paraná) e Romeu Zema (Minas Gerais) foram citados por 3% cada. Outros 19% não reconheceram nenhum dos nomes apresentados, enquanto 11% não souberam ou não responderam. A pesquisa utilizou um método híbrido, combinando entrevistas telefônicas e online, com margem de erro de dois pontos percentuais.

Aprovação do Governo Lula

No cruzamento dos dados com a avaliação do governo Lula, Bolsonaro também se destacou. 28% dos que aprovam a gestão do petista citaram o ex-presidente, seguido por Tarcísio, com 11%. Entre os que desaprovam o governo, 64% mencionaram Bolsonaro, enquanto Tarcísio obteve 18%.

A pesquisa revelou que Bolsonaro lidera as menções em todas as posições ideológicas. 40% dos entrevistados de esquerda, 32% do centro e 67% da direita o consideram o principal representante. Tarcísio teve maior reconhecimento entre os que se identificam como de centro, com 20%, e menor entre os esquerdistas, com 9%.

Esses dados refletem a continuidade da influência de Bolsonaro na política brasileira, mesmo após deixar a presidência, e indicam um cenário competitivo para os próximos anos, especialmente com a ascensão de Tarcísio de Freitas.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais