NotíciasPolítica

07 de ago 2025

Lula e Modi promovem maior integração econômica entre Brasil e Índia

Lula e Modi planejam aumentar o comércio bilateral e discutir tarifas dos EUA em visitas programadas para 2026 e outubro deste ano

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião do Conselhão, em Brasília, em 5 de agosto de 2025 (Foto: YouTube/Reprodução)

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião do Conselhão, em Brasília, em 5 de agosto de 2025 (Foto: YouTube/Reprodução)

Ouvir a notícia

Lula e Modi promovem maior integração econômica entre Brasil e Índia - Lula e Modi promovem maior integração econômica entre Brasil e Índia

0:000:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, discutiram em telefonema, na última quinta-feira, as tarifas impostas pelos Estados Unidos, que afetam ambos os países. Durante a conversa, Lula confirmou uma visita à Índia em 2026 e anunciou uma visita preparatória do vice-presidente, Geraldo Alckmin, em outubro deste ano.

Os líderes abordaram o impacto das tarifas unilaterais dos EUA, que incluem uma taxa de 50% sobre produtos brasileiros e uma tarifa adicional de 25% sobre produtos indianos. Lula e Modi reafirmaram a importância de defender o multilateralismo e explorar uma maior integração comercial, com a meta de elevar o comércio bilateral para mais de US$ 20 bilhões até 2030.

Diálogo e Cooperação

Além das tarifas, os dois líderes discutiram a ampliação do acordo entre Mercosul e Índia e a troca de informações sobre plataformas de pagamento, como o PIX brasileiro e a UPI indiana. Lula planeja dialogar com outros líderes do Brics sobre as implicações das tarifas, incluindo Xi Jinping.

A visita de Alckmin à Índia contará com a participação de empresários e ministros, focando em áreas como defesa, energia, minerais críticos e inclusão digital. O gabinete de Modi não mencionou diretamente Trump, mas indicou que os dois líderes trocaram opiniões sobre questões de interesse mútuo.

Reequilíbrio de Parcerias

A Índia está sinalizando um possível reequilíbrio em suas parcerias globais, especialmente em resposta às tarifas de Trump. Modi se prepara para sua primeira visita à China em mais de sete anos, o que pode indicar um realinhamento diplomático em meio a crescentes tensões com os EUA.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela