NotíciasPolítica

07 de ago 2025

Um milhão de pessoas solicitam veto ao projeto que ameaça o meio ambiente

Organizações entregam 1 milhão de assinaturas ao governo e pressionam por veto ao projeto que ameaça áreas de preservação ambiental

Entidades entregam o abaixo-assinado no Palácio do Planalto — Foto: Divulgação

Entidades entregam o abaixo-assinado no Palácio do Planalto — Foto: Divulgação

Ouvir a notícia

Um milhão de pessoas solicitam veto ao projeto que ameaça o meio ambiente - Um milhão de pessoas solicitam veto ao projeto que ameaça o meio ambiente

0:000:00

Representantes de 19 organizações da sociedade civil entregaram hoje 1 milhão de assinaturas à Secretaria-Geral da Presidência, solicitando o veto integral do chamado “PL da Devastação”. O prazo para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidir sobre o projeto, que foi aprovado pela Câmara e Senado, termina amanhã. O PL é considerado um dos maiores retrocessos ambientais do Brasil, com potencial para afetar 3 mil áreas de preservação ambiental.

A mobilização das organizações, que inclui grupos como Instituto Socioambiental, Observatório do Clima, Greenpeace e WWF, reflete a preocupação com os impactos da proposta. O projeto enfrenta forte resistência, especialmente da ala progressista do governo, liderada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que defende o veto. Em contrapartida, membros do Planalto, como o ministro da Casa Civil, Rui Costa, argumentam que as mudanças podem facilitar obras e trazer benefícios eleitorais.

A pressão sobre Lula é intensa. O Ministério Público Federal (MPF) e a rede ambientalista Observatório do Clima também recomendam o veto, apontando "retrocessos graves" em 42 dos 66 artigos do projeto. O MPF destaca que a nova legislação compromete a proteção ambiental e viola preceitos constitucionais e tratados internacionais.

Para Maurício Guetta, diretor da Avaaz, a decisão de Lula representa "uma escolha entre a vida e a morte", alertando sobre os riscos de desmatamento e desastres ambientais. A expectativa é que o presidente busque um meio-termo com os parlamentares, mas a responsabilidade final sobre o projeto recai sobre ele.

Descubra mais com asperguntas relacionadas
crie uma conta e explore as notícias de forma gratuita.acessar o meu tela

Perguntas Relacionadas

Participe da comunidadecomentando
Faça o login e comente as notícias de forma totalmente gratuita
No Portal Tela, você pode conferir comentários e opiniões de outros membros da comunidade.acessar o meu tela

Comentários

Os comentários não representam a opinião do Portal Tela;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

Meu Tela

Priorize os conteúdos mais relevantes para você

Experimente o Meu Tela

Crie sua conta e desbloqueie uma experiência personalizada.


No Meu Tela, o conteúdo é definido de acordo com o que é mais relevante para você.

Acessar o Meu Tela