- A Newsmax concordou em pagar $ 67 milhões para resolver um processo de difamação movido pela Dominion Voting Systems.
- A Dominion alegou que a Newsmax fez declarações falsas sobre a manipulação dos resultados da eleição de 2020, causando danos econômicos à empresa.
- O acordo foi anunciado após a Dominion ter solicitado $ 1,6 bilhão em danos.
- Os pagamentos serão feitos em três parcelas, começando com $ 27 milhões, seguidos por $ 20 milhões em janeiro de 2024 e janeiro de 2027.
- A Newsmax já havia pago $ 40 milhões no ano anterior para resolver um processo semelhante com a Smartmatic e viu suas ações subirem cerca de 15% após o anúncio do acordo.
A rede de TV Newsmax concordou em pagar 67 milhões de dólares para resolver um processo de difamação movido pela Dominion Voting Systems. A empresa de máquinas de votação alegou que Newsmax veiculou declarações falsas sobre a manipulação dos resultados da eleição de 2020, prejudicando economicamente a firma.
O acordo foi anunciado na segunda-feira, após Dominion ter solicitado 1,6 bilhão de dólares em danos. A empresa afirmou estar satisfeita com a resolução do caso, que se seguiu a uma série de ações judiciais semelhantes após a eleição. O juiz Eric Davis, do Tribunal Superior de Delaware, já havia determinado que Newsmax difamou a Dominion, mas deixou para um júri decidir se a rede agiu com malícia e o valor da indenização.
Newsmax, por sua vez, argumentou que o processo foi injusto, citando um padrão de decisões judiciais que, segundo a rede, limitou sua capacidade de defesa. A empresa declarou que sua cobertura da eleição foi justa e equilibrada, enfatizando a importância de apresentar ambos os lados das disputas eleitorais.
Desdobramentos Financeiros
Os pagamentos à Dominion serão realizados em três parcelas, começando com 27 milhões de dólares pagos na sexta-feira. As próximas parcelas de 20 milhões de dólares estão programadas para 15 de janeiro de 2024 e 15 de janeiro de 2027. A Newsmax informou que os valores serão retirados de sua receita.
Além disso, a rede já havia pago 40 milhões de dólares no ano passado para resolver um processo semelhante movido pela Smartmatic, outra empresa de máquinas de votação. Em 2023, a Fox News também concordou em pagar 787,5 milhões de dólares a Dominion por alegações de disseminação de informações falsas sobre a eleição.
Após o anúncio do acordo, as ações da Newsmax subiram cerca de 15% na Bolsa de Valores de Nova York. Enquanto isso, o ex-presidente Donald Trump manifestou em suas redes sociais a intenção de eliminar as cédulas de votação por correio e máquinas de votação consideradas “controversas”, sem especificar quais empresas seriam afetadas.