- A aprovação do governo Lula entre evangélicos aumentou de 18% para 27%, segundo pesquisa Datafolha.
- Apesar do crescimento, 52% ainda consideram seu governo ruim ou péssimo.
- A desaprovação geral do governo caiu de 50% para 48%.
- A pesquisa foi realizada entre 8 e 9 de outubro, com uma amostra de 2.005 pessoas em 113 cidades.
- A avaliação é mais favorável entre nordestinos, pessoas menos escolarizadas e indivíduos com renda baixa.
A avaliação do governo Lula (PT) entre o público evangélico, que antes era predominantemente negativa, apresenta sinais de mudança. A pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (11), mostra que a aprovação do presidente entre evangélicos subiu de 18% para 27%. Apesar desse aumento, 52% ainda consideram seu governo ruim ou péssimo.
Além dos evangélicos, outros grupos que demonstram alta rejeição ao governo incluem moradores do Sul (52%), pessoas com ensino superior (46%) e indivíduos com renda superior a dois salários mínimos (entre 41% e 47%). No panorama geral, 33% dos brasileiros avaliam o governo como ótimo ou bom, enquanto 38% o consideram ruim ou péssimo. Em comparação com a pesquisa anterior, houve um leve crescimento na aprovação, que era de 29%.
Mudanças na Aprovação Geral
A pesquisa também revela que 48% dos entrevistados aprovam o governo Lula, enquanto a desaprovação caiu de 50% para 48%. O levantamento foi realizado entre os dias 8 e 9 de outubro, com uma amostra de 2.005 pessoas em 113 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
A avaliação do governo é mais favorável entre os nordestinos, onde 45% o classificam como ótimo ou bom. A aprovação é maior entre pessoas menos escolarizadas (40%), na faixa etária de 45 a 59 anos (40%) e entre os mais pobres (39%). Esses dados indicam uma leve recuperação na imagem do presidente, especialmente entre segmentos que antes apresentavam forte rejeição.