- A Comissão Europeia está considerando endurecer as regras de concessão de vistos para cidadãos russos em resposta à guerra na Ucrânia.
- A proposta surge após um aumento no número de vistos concedidos, especialmente na França, Itália e Espanha, gerando críticas internas.
- A União Europeia enfrenta problemas técnicos em consulados, como no consulado espanhol em Moscou, que suspendeu temporariamente as solicitações.
- Em 2024, a União Europeia emitiu 606.594 vistos Schengen, um aumento em relação aos 520.387 do ano anterior, com a taxa de rejeição caindo de 10,6% para 7,5%.
- A Alemanha anunciou que irá endurecer a concessão de vistos, enquanto a Espanha enfrenta críticas pela gestão das solicitações, que é terceirizada.
A Comissão Europeia está avaliando a possibilidade de endurecer as regras de concessão de vistos para cidadãos russos, em resposta à guerra na Ucrânia. A proposta surge em meio a um aumento no número de vistos concedidos, especialmente em países como França, Itália e Espanha, o que gerou críticas internas.
Recentemente, a UE enfrentou problemas técnicos em consulados que dificultaram a emissão de vistos, como no caso do consulado espanhol em Moscou, que suspendeu temporariamente as solicitações. Fontes diplomáticas indicam que a proposta de restrição de vistos está sendo discutida entre os 27 Estados membros, com o objetivo de harmonizar e endurecer as regras existentes.
Em 2024, a UE emitiu 606.594 vistos Schengen, um aumento em relação aos 520.387 do ano anterior. O percentual de solicitações rejeitadas caiu de 10,6% para 7,5%. Enquanto países como Finlândia e os bálticos já restringem a entrada de russos, outros membros da UE hesitam em adotar medidas semelhantes, temendo represálias.
A proposta de restrição enfrenta resistência, especialmente de figuras da oposição russa, que argumentam que as sanções devem ser direcionadas a oligarcas e não a cidadãos comuns. Além disso, a Alemanha anunciou que irá endurecer a concessão de vistos, enquanto a Espanha enfrenta críticas por sua gestão de solicitações, que é terceirizada a uma empresa externa.
Os cidadãos russos relatam dificuldades em obter vistos, com relatos de problemas constantes no sistema de agendamento. A situação atual gera frustração e limita as opções de viagem para muitos, que agora consideram destinos alternativos, como Istambul.