Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Fachin se reúne com Papa no Vaticano antes de assumir presidência do STF

Fachin presidirá o STF durante as eleições presidenciais de dois mil e vinte e seis e substituirá a relatoria da Lava-Jato por Luís Roberto Barroso.

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Papa Leão XIV e o ministro Edson Fachin se encontram no Vaticano (Foto: Reprodução)
0:00 0:00
  • O ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, se encontrou com o Papa Leão XIV no Jubileu da Justiça, realizado no Vaticano.
  • O evento ocorreu no sábado e reuniu juízes e advogados de todo o mundo.
  • Fachin assumirá a presidência do STF em 29 de setembro, sucedendo Luís Roberto Barroso.
  • Ele foi eleito em uma votação simbólica em agosto e ocupará o cargo por dois anos, até 2027.
  • O Papa destacou a importância da justiça em relação à dignidade e oportunidades em seu discurso.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin se encontrou, neste sábado, com o Papa Leão XIV durante o Jubileu da Justiça, realizado no Vaticano. O evento, que reuniu juízes e advogados de todo o mundo, ocorre a poucos dias da posse de Fachin como presidente do STF, marcada para 29 de setembro.

Fachin foi eleito para a presidência do tribunal em uma votação simbólica em agosto, sucedendo Luís Roberto Barroso. Ele ocupará o cargo por dois anos, até 2027, e presidirá a Corte durante as próximas eleições presidenciais em 2026. A vice-presidência ficará com o ministro Alexandre de Moraes.

O Jubileu da Justiça, realizado na Praça de São Pedro, teve como foco a importância da justiça em relação à dignidade e oportunidades. Em seu discurso, o Papa destacou que a justiça não deve ser reduzida à mera aplicação da lei, enfatizando a necessidade de se voltar para os outros. Após o discurso, Fachin cumprimentou o pontífice, que também fez referências a Santo Agostinho sobre a relação entre Estado, Justiça e Fé.

Edson Fachin, indicado ao STF em 2015, é conhecido por sua postura técnica e por combater pautas como o voto impresso e a disseminação de notícias falsas. Ao assumir a presidência, ele deverá deixar a relatoria da Lava-Jato, que será transferida para Barroso. A expectativa é que Fachin mantenha uma postura de defesa institucional do Judiciário, especialmente em um contexto eleitoral desafiador.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais