Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

El Barrio 18 é incluído na lista de organizações terroristas dos EUA

O Departamento de Estado dos EUA intensifica a pressão sobre o governo de Bukele, revelando negociações com o Barrio 18 desde 2014.

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Pandilleros em uma megacárcel, o Centro de Confinamento do Terrorismo (Cecot), construído por Bukele (Foto: Reprodução)
0:00 0:00
  • O Departamento de Estado dos Estados Unidos designou o Barrio 18 como organização terrorista transnacional.
  • A decisão, anunciada pelo secretário de Estado Marco Rubio, é baseada em alegações de que a gangue representa uma ameaça à segurança nacional dos EUA.
  • O Barrio 18 se junta à Mara Salvatrucha 13 (MS-13), que já havia recebido a mesma classificação em fevereiro de 2025.
  • A designação permite a perseguição judicial contra líderes e membros do Barrio 18 e intensifica as acusações contra o presidente salvadorenho Nayib Bukele, que é acusado de negociar com a gangue desde 2014.
  • Especialistas afirmam que a nova classificação pode levar à revelação de acordos entre a gangue e o governo salvadorenho, embora não garanta ações legais imediatas.

O Departamento de Estado dos EUA designou o Barrio 18 como uma organização terrorista transnacional, aumentando a pressão sobre o presidente salvadorenho Nayib Bukele. A decisão, anunciada pelo secretário de Estado Marco Rubio, se baseia em alegações de que a gangue representa uma ameaça à segurança nacional dos EUA. O Barrio 18 se junta à Mara Salvatrucha 13 (MS-13), que já havia recebido a mesma classificação em fevereiro deste ano.

A designação não apenas permite a perseguição judicial contra líderes e membros do Barrio 18, mas também intensifica as acusações contra Bukele, que é acusado de negociar e beneficiar essas gangues desde 2014. Em uma série de entrevistas publicadas pelo jornal El Faro, líderes do Barrio 18 afirmaram ter colaborado com Bukele para ajudá-lo a conquistar a prefeitura de San Salvador e, posteriormente, a presidência.

Carlos Cartagena López, conhecido como Charly de IVU, revelou que a gangue recebeu US$ 250 mil para garantir votos a favor de Bukele. Além disso, ele afirmou que membros do governo de Bukele alertavam sobre operações policiais em áreas controladas por gangues e promoviam obras em comunidades para ganhar apoio.

A designação do Barrio 18 como organização terrorista também abre a possibilidade de que seus líderes, se extraditados, revelem detalhes sobre os acordos feitos com o governo salvadorenho. Especialistas afirmam que, embora a designação amplie a jurisdição das autoridades dos EUA, não garante que ações legais imediatas sejam tomadas.

Desde 2012, a MS-13 já era considerada uma organização criminosa transnacional, mas a recente designação como terrorista a coloca em uma categoria semelhante a poderosos cartéis mexicanos. O governo de Bukele, que tem enfrentado críticas por sua abordagem repressiva às gangues, busca agora trazer de volta líderes que conhecem os acordos feitos com seu governo, enquanto enfrenta crescente pressão internacional.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais