- Eduardo Bolsonaro, deputado federal pelo PL-SP, enfrenta processo de cassação na Câmara dos Deputados.
- O presidente do Conselho de Ética, Fábio Schiochet (União-SC), anunciou que o deputado Delegado Marcelo Freitas (União-MG) será o relator.
- Freitas foi escolhido entre três deputados sorteados, com Duda Salabert (PDT-MG) descartada por já ter uma posição pública sobre o caso.
- O parecer de Freitas deve ser apresentado em até 40 dias, podendo ser prorrogado por mais dez.
- Após votação no colegiado, seguirá para decisão final do plenário da Câmara.
Eduardo Bolsonaro, deputado federal pelo PL-SP, enfrenta processo de cassação na Câmara dos Deputados. O presidente do Conselho de Ética, Fábio Schiochet (União-SC), anunciou que o deputado Delegado Marcelo Freitas (União-MG) será o relator. Freitas foi escolhido entre três deputados sorteados, com Duda Salabert (PDT-MG) descartada por já ter uma posição pública sobre o caso. O parecer de Freitas deve ser apresentado em até 40 dias, podendo ser prorrogado por mais dez. Após votação no colegiado, seguirá para decisão final do plenário da Câmara.
Deputado do Centrão será relator
Delegado Marcelo Freitas foi o escolhido pelo presidente do Conselho de Ética da Câmara para analisar a representação do PT contra Eduardo Bolsonaro. A representação acusa o deputado de ultrapassar os limites do mandato ao permanecer nos Estados Unidos desde fevereiro, onde teria articulado sanções contra autoridades brasileiras e feito ataques ao Supremo Tribunal Federal.
Processo de cassação
O processo de cassação de Eduardo Bolsonaro foi iniciado após pelo menos quatro pedidos na Câmara dos Deputados. O deputado acumula faltas não justificadas desde julho, quando terminou a licença de 120 dias que havia solicitado para permanecer no exterior. O relator será responsável por conduzir a instrução do processo no Conselho de Ética. O parecer deve ser apresentado em até 40 dias, prorrogáveis por mais dez, e, após votação no colegiado, poderá seguir para decisão final do plenário da Câmara.