Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Fachin agenda sessão para revisar decisão de Fux sobre deputados

STF marca sessão para analisar adiamento da mudança no número de deputados.

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Fachin marca sessão para analisar decisão de Fux sobre número de deputados
0:00 0:00
  • O Supremo Tribunal Federal (STF) realizará uma sessão extraordinária nesta terça-feira, 30, para analisar a decisão de Luiz Fux de adiar a mudança sobre o número de deputados para 2030.
  • Fux, relator da ação, entendeu que um prazo maior era necessário para garantir a segurança jurídica.
  • Em 2023, o STF determinou que a Câmara dos Deputados deveria redefinir as bancadas dos estados de acordo com os dados do último censo do IBGE, sem aumentar o número total de deputados.
  • O prazo para essa mudança expirou em junho de 2025. A Câmara optou por aumentar o número de deputados, mas essa manobra foi barrada pelo presidente Lula.
  • O plenário do STF vai decidir se confirma ou anula o adiamento.

Sessão Extraordinária no STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) realizará uma sessão extraordinária nesta terça-feira, 30, para analisar a decisão de Luiz Fux de adiar a mudança sobre o número de deputados para 2030. O presidente do STF, Edson Fachin, marcou a sessão para discutir o adiamento. Fux, relator da ação, entendeu que um prazo maior era necessário para garantir a segurança jurídica. O plenário vai decidir se confirma ou anula o adiamento.

Contexto da Decisão

Em 2023, o STF determinou que a Câmara dos Deputados deveria redefinir as bancadas dos estados de acordo com os dados do último censo do IBGE, sem aumentar o número total de deputados. O prazo para essa mudança expirou em junho de 2025. A Câmara optou por aumentar o número de deputados para evitar que algumas unidades da federação perdessem representantes, mas essa manobra foi barrada pelo presidente Lula.

Posição de Fux

Fux, relator da ação, recebeu o pedido do presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, e entendeu que o prazo maior era necessário para garantir a segurança jurídica. “Impõe-se que haja, desde logo, clareza quanto ao número de assentos legislativos da Câmara dos Deputados destinados a cada Estado e ao Distrito Federal nas eleições de 2026”, disse no despacho.

Impacto da Decisão

O número atual de deputados foi estabelecido por uma lei complementar de 1993, definindo que o tamanho da representação de cada estado na Câmara deve ser proporcional à população. A Câmara optou por aumentar o número de deputados, de 513 para 513, para evitar que algumas unidades da federação perdessem representantes. O veto do presidente Lula ainda deve ser apreciado pelo Congresso, sem previsão de ocorrer.

Decisão do Plenário

O plenário do STF vai analisar se confirma ou anula o adiamento da mudança sobre o número de deputados para 2030. A decisão desta terça-feira é esperada com atenção por todos os envolvidos no processo.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais