- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu nesta terça-feira, 14 de outubro, a retirada de Boston como sede da Copa do Mundo de 2026 e afirmou que ligará para Gianni Infantino para discutir “mudar para outro local” se houver condições inseguras; é a segunda vez em menos de um mês que ele menciona mudanças nas sedes, após criticar Seattle e San Francisco.
- Ao todo, sete jogos estão programados para ocorrer em Boston, no Gillette Stadium, casa do New England Patriots; Seattle e San Francisco têm, respectivamente, seis confrontos cada.
- As três cidades são administradas por prefeitos do Partido Democrata, que costumam se opor às políticas de Trump; o presidente criticou a prefeita de Boston, Michelle Wu, embora tenha dito gostar do povo da cidade.
- A prefeita Wu respondeu dizendo que Boston está honrada em sediar os jogos da Copa do Mundo, animada para receber fãs de todo o mundo e comprometida com a realização do evento; a mudança de sede depende exclusivamente da FIFA.
- Victor Montagliani, vice-presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), reforçou que as escolhas de sedes são da FIFA; em outro contexto, Trump também demonstrou preocupação com a segurança em Los Angeles e ameaçou mudar a sede dos Jogos Olímpicos de 2028 se a cidade não for considerada adequada.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu nesta terça-feira, 14 de outubro, a retirada de Boston como uma das sedes da Copa do Mundo de 2026. Ele afirmou que fará essa solicitação à FIFA caso considere que a cidade apresente “condições inseguras”. Essa declaração marca a segunda vez em menos de um mês que Trump menciona a possibilidade de mudar as cidades-sede do torneio, tendo anteriormente criticado Seattle e San Francisco.
Ao todo, sete jogos estão programados para ocorrer em Boston, no Gillette Stadium, que é a casa do New England Patriots. Além disso, Seattle e San Francisco têm, respectivamente, seis confrontos cada. As três cidades são administradas por prefeitos do Partido Democrata, que frequentemente se opõem às políticas de Trump. O presidente expressou seu amor pelo povo de Boston, mas criticou a prefeita Michelle Wu, sugerindo que ela está prejudicando a cidade.
Resposta de Boston
Em resposta às declarações de Trump, a prefeita Wu emitiu um comunicado enfatizando que Boston está honrada em sediar os jogos da Copa do Mundo. Ela destacou que a cidade está animada para receber fãs de todo o mundo, reafirmando seu compromisso com a realização do evento. Apesar das ameaças de Trump, a mudança de uma cidade-sede é considerada improvável, já que a decisão cabe exclusivamente à FIFA.
Victor Montagliani, vice-presidente da FIFA, reiterou que o torneio é regido pela entidade e que as escolhas de sedes são decisões da FIFA, não dos líderes políticos. Em um evento recente, ele afirmou que o futebol é maior do que qualquer governo ou regime.
Além da Copa do Mundo, Trump também manifestou preocupações sobre a segurança em Los Angeles, ameaçando mudar a sede dos Jogos Olímpicos de 2028, caso considere a cidade inadequada para o evento.