- A Câmara dos Deputados vota, nesta quarta-feira, 22 de outubro, requerimento de regime de urgência para a criação da Bancada Cristã, que, se aprovada, terá assento e voto no colégio de líderes.
- A articulação envolve deputados católicos e evangélicos, com expectativa de que a bancada represente mais de 300 parlamentares.
- A formalização ocorreu em culto ecumênico no plenário, com a presença do presidente Hugo Motta e de líderes de diferentes frentes; Motta afirmou que o requerimento será levado à mesa ainda hoje.
- A bancada poderá indicar membros para comissões e participar das negociações com o governo; integrantes poderão se manifestar por até cinco minutos nas comunicações de liderança.
- Houve um momento inusitado com o deputado Marcelo Crivella cantando um louvor ao lado da petista Benedita da Silva; a reunião do colégio de líderes está marcada para quinta-feira, 23 de outubro, às 9h, para discutir a formalização da participação.
A Câmara dos Deputados vota, nesta quarta-feira, 22 de outubro, um requerimento que pede regime de urgência para a criação da Bancada Cristã. Se aprovado, o grupo contará com assento e voto no colégio de líderes, que define a pauta de votações da Casa. A articulação envolve deputados católicos e evangélicos, com expectativa de que a bancada represente mais de 300 parlamentares.
A formalização da bancada foi celebrada em um culto ecumênico no plenário da Câmara, com a presença do presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) e líderes de diferentes frentes, como Luiz Gastão (PSD-CE) e Gilberto Nascimento (PSD-SP). Motta destacou a importância da união entre as frentes e afirmou que o requerimento será levado à mesa ainda hoje.
Estrutura e Influência
A nova bancada terá direito a indicar membros para comissões e participar das negociações com o governo. Além disso, os integrantes poderão se manifestar por até cinco minutos durante as comunicações de liderança. O colégio de líderes é uma instância estratégica, responsável por definir a ordem de votação e negociar o tempo de fala nas sessões.
O ato de celebração da bancada teve um momento inusitado, com o deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) cantando um louvor ao lado da petista Benedita da Silva (RJ). A reunião do colégio de líderes está marcada para quinta-feira, 23 de outubro, às 9h, onde será discutida a formalização da participação da Bancada Cristã. A votação do regime de urgência definirá se o projeto será apreciado com prioridade nesta semana.