Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

PF prende duas pessoas em operação sobre irregularidades na prefeitura de Sorocaba

PF prende duas pessoas, bloqueia bens de até R$ 6,5 milhões em Sorocaba; investiga corrupção, peculato e organização criminosa ligada ao prefeito Rodrigo Manga

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
PF prende 2 pessoas em operação sobre irregularidades na prefeitura de Sorocaba, do ‘tiktoker’ Rodrigo Manga
0:00 0:00
  • A Polícia Federal (PF) realizou, nesta quinta-feira, 6 de novembro, uma operação em Sorocaba que prendeu duas pessoas, afastou agentes públicos, cumpriu mandados de busca e apreensão e bloqueou bens até 6,5 milhões de reais.
  • A ação investiga corrupção, peculato, fraude e organização criminosa ligados ao prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), conhecido como “prefeito tiktoker”.
  • Trata-se de desdobramento de investigações iniciadas em 2022, com diligências anteriores em abril deste ano, que apuram desvios de verbas da saúde, principalmente em contratos com uma organização social para terceirização de serviços.
  • Além das prisões, a PF também bloqueou bens dos envolvidos, com informações que apontam para novas pessoas e empresas ligadas ao esquema.
  • Até o fechamento desta matéria, a defesa de Rodrigo Manga não havia se manifestado sobre as investigações.

Investigações sobre irregularidades na Prefeitura de Sorocaba, interior de São Paulo, avançaram com uma operação da Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira, 6 de novembro. Duas pessoas foram presas e agentes públicos foram afastados, em uma ação que investiga corrupção, peculato e organização criminosa, envolvendo o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), conhecido como “prefeito tiktoker”.

A operação é um desdobramento de investigações que começaram em 2022 e incluem diligências anteriores em abril deste ano. A PF apura supostos desvios de verbas públicas destinadas à saúde, especialmente relacionados à contratação de uma organização social para a terceirização de serviços. Além das prisões, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão e bloqueou bens dos envolvidos, totalizando até 6,5 milhões de reais.

Os acusados podem enfrentar diversas acusações, incluindo corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e fraude em licitações. O material apreendido anteriormente permitiu identificar novas pessoas e empresas ligadas ao esquema. Até o fechamento desta matéria, a equipe de Rodrigo Manga não havia se manifestado sobre as investigações.

Rodrigo Manga e sua Popularidade

Rodrigo Manga se destacou nas redes sociais, especialmente no TikTok, onde acumula mais de 3,3 milhões de seguidores. Seus vídeos, que misturam humor e críticas, atraem a atenção de um público amplo, mesmo fora de Sorocaba, que possui cerca de 720 mil habitantes. O prefeito já foi alvo de polêmicas, incluindo uma denúncia de racismo relacionada a uma de suas postagens.

Em sua gestão, Manga também implementou um protocolo de “tratamento precoce” para Covid-19, utilizando medicamentos sem eficácia comprovada. As investigações atuais refletem um cenário de crescente escrutínio sobre a administração pública na cidade.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais