Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Bolsonaro tem prisão preventiva decretada em Brasília

Bolsonaro é preso preventivamente em Brasília por violar tornozeleira e convocar vigília; audiência de custódia por videoconferência neste domingo

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
O presidente Jair Bolsonaro foi preso preventivamente em Brasília. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
0:00 0:00
  • Bolsonaro foi preso preventivamente pela Polícia Federal (PF) em Brasília, decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), por violação da tornozeleira eletrônica e pela convocação de uma vigília nas proximidades de sua residência, feita pelo filho Flávio Bolsonaro.
  • Moraes afirmou que a convocação poderia causar tumulto e facilitar uma provável tentativa de fuga; a tornozeleira foi violada nas primeiras horas do dia e o ex-presidente foi encaminhado à Superintendência da PF, ficando em sala reservada para autoridades.
  • A audiência de custódia será realizada por videoconferência no domingo, 23 de novembro, na sede da PF no Distrito Federal; haverá atendimento médico disponível em tempo integral e visitas autorizadas pelo STF, exceto advogados e equipe médica.
  • A prisão preventiva também se baseou no risco de fuga, citando o caso de Alexandre Rodrigues Ramagem, que se evadiu do país e hoje reside em Miami (EUA).
  • A situação de Bolsonaro permanece sob monitoramento, compondo um desdobramento relevante do seu processo judicial.

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso preventivamente na manhã deste sábado, 22 de novembro, pela Polícia Federal em Brasília. A decisão, proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi motivada pela violação da tornozeleira eletrônica e pela convocação de uma vigília nas proximidades de sua residência, feita por seu filho, Flávio Bolsonaro.

Moraes destacou que a convocação poderia causar tumulto e facilitar uma possível tentativa de fuga do ex-presidente. A tornozeleira de Bolsonaro foi violada nas primeiras horas do dia, o que levou à sua detenção. Ele foi encaminhado à Superintendência da Polícia Federal, onde ficará em uma sala reservada para autoridades.

Audiência e Atendimento Médico

Uma audiência de custódia será realizada por videoconferência neste domingo, 23 de novembro, na sede da PF no Distrito Federal. O ex-presidente terá atendimento médico disponível em tempo integral. Além disso, todas as visitas devem ser autorizadas pelo STF, exceto aquelas de advogados e da equipe médica.

A decisão de prisão preventiva também foi fundamentada na possibilidade de fuga, citando o caso de Alexandre Rodrigues Ramagem, que se evadiu do país para evitar a aplicação da lei penal e atualmente reside em Miami, nos Estados Unidos. A situação de Bolsonaro continua a ser monitorada, e sua detenção marca um desdobramento significativo em seu processo judicial.

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais