- As 20.000 páginas de mensagens de Jeffrey Epstein, divulgadas pelo House Oversight Committee, passam a impulsionar novas investigações sobre Epstein e pessoas ligadas a ele, como Larry Summers.
- Luke Igel e Riley Walz reformularam os documentos em formato semelhante a uma caixa de entrada de Gmail, disponíveis no site “Jmail”.
- A reformatação usa reconhecimento óptico de caracteres (OCR) com Gemini, da Google, tornando o conteúdo mais legível e pesquisável.
- É possível digitar termos como “Trump” ou “SEO” para ver as discussões específicas contidas nas mensagens já divulgadas.
- Há um atalho de um clique que leva às cópias dos documentos no site do governo, para verificação direta do texto.
As 20 mil páginas de mensagens de Jeffrey Epstein divulgadas pelo House Oversight Committee ganham nova leitura. Documentos enviados ao público foram reorganizados em formato similar a uma caixa de entrada do Gmail, com buscas por termos específicos e atalhos para as cópias oficiais no site do governo.
Os responsáveis pela reformatação são Luke Igel e Riley Walz. Eles usaram a ferramenta de OCR Google Gemini para tornar o conteúdo mais legível e pesquisável. A iniciativa permite digitar termos como Trump ou SEO e visualizar discussões envolvendo Epstein e associados, além de oferecer um atalho de um clique para as fontes originais.
A divulgação prévia, feita pelo comitê, já impulsionou novas investigações sobre Epstein e pessoas associadas, entre elas o ex-presidente da Harvard University e integrante do conselho da OpenAI, Larry Summers. A transformação dos documentos facilita a verificação por terceiros.
Interface e utilidade
A disponibilização em formato de Gmail facilita a navegação entre mensagens, índices de busca e acesso direto às cópias oficiais. A equipe afirma que a ferramenta aumenta a transparência e a verificação independente do conteúdo publicado.
A iniciativa também aponta para o potencial de novas análises sobre as relações entre Epstein e figuras públicas. Não há, até o momento, conclusão sobre impactos legais diretos decorrentes dessa reestruturação.