Em Alta NotíciasConflitoseconomiaFutebolrelações internacionais

Converse com o Telinha

Telinha
Oi! Posso responder perguntas apenas com base nesta matéria. O que você quer saber?
Entrar

Obras-primas de Fra Angelico se reúnem em exposição em Florença

Exposição em Florença reúne mais de 140 obras de Fra Angelico, destacando a evolução do artista

Telinha
Por Revisado por Time de Jornalismo Portal Tela
Fra Angelico’s The Entombment of Christ (1438-40) has travelled from Munich for the Florence exhibition © BPK/Bayerische Staatsgemäldesammlungen
0:00 0:00
  • Uma exposição em Florença reúne mais de 140 obras de Fra Angelico, um dos pioneiros da Renascença italiana. A mostra, que acontece em dois locais, é a mais abrangente até o momento e destaca a evolução da percepção do artista.
  • A exposição apresenta altares reconstruídos com trabalho detetivesco, incluindo peças de museus europeus e americanos.
  • A curadoria exigiu anos de pesquisa para determinar a ordem correta das imagens através de x-radiografias.
  • A mostra acontece no Museo di San Marco e no Palazzo Strozzi, exibindo a transição de Fra Angelico do gótico tardio ao renascimento.
  • A exposição também inclui obras de influências e predecessores de Fra Angelico, como Lorenzo Ghiberti, Gherardo Starnina e Lorenzo Monaco.

Exposição em Florença reúne mais de 140 obras de Fra Angelico

Uma exposição em Florença reúne mais de 140 obras de Fra Angelico, um dos pioneiros da Renascença italiana. A mostra, que acontece em dois locais, é considerada a mais abrangente até o momento e culmina décadas de pesquisas em evolução sobre o artista. A exposição traz altares reconstruídos com o auxílio de trabalho detetivesco.

Mudança de Percepção

Ao longo do século XX, novas pesquisas e técnicas permitiram uma reconsideração do artista. Fra Angelico, antes visto como um opositor ao modernismo, agora é reconhecido como um agente de mudança. A exposição em Florença destaca essa transição, mostrando a evolução de sua arte.

Obras e Reconstruções

A exposição reúne mais de 140 obras, incluindo altares reconstruídos. A curadoria da mostra foi um desafio, exigindo anos de pesquisa e trabalho detetivesco para reunir as peças. A ordem correta das imagens foi determinada através de x-radiografias.

Localizações da Exposição

A mostra acontece em dois locais: o Museo di San Marco e o Palazzo Strozzi. No Museo di San Marco, a exposição apresenta a transição de Fra Angelico do gótico tardio ao renascimento. No Palazzo Strozzi, são exibidos cinco altares reconstruídos, com painéis reunidos de museus europeus e americanos.

Influências e Comparações

A exposição também apresenta obras de influências e predecessores de Fra Angelico. Entre as obras expostas estão peças de Lorenzo Ghiberti, Gherardo Starnina e Lorenzo Monaco. Uma comparação direta é feita entre o San Giovenale Triptych de Masaccio e o San Pietro Martire Triptych de Fra Angelico.

Desafios da Curadoria

A curadoria da exposição foi um desafio significativo. A ordem correta dos painéis do Franciscan Triptych foi determinada através de x-radiografias. A participação de importantes museus em todo o mundo foi crucial para o sucesso da exposição.

Importância da Exposição

Esta exposição é a mais abrangente até o momento e representa um marco na compreensão da obra de Fra Angelico. Ela destaca a evolução da percepção do artista ao longo dos séculos e sua influência no renascimento italiano. A exposição em Florença é uma oportunidade única para os visitantes apreciarem a obra de um dos pioneiros da Renascença.

Relacionados:

Comentários 0

Entre na conversa da comunidade
Os comentários não representam a opinião do Portal Tela; a responsabilidade é do autor da mensagem. Conecte-se para comentar

Veja Mais