- Recentemente, usuários com membros “Lifetime” do Pocket Casts começaram a ver anúncios, apesar de terem pago por uma experiência sem anúncios.
- O CEO Matt Mullenweg afirmou que isso é um “bug” e que uma correção está sendo implementada.
- Alguns usuários expressaram descontentamento, sentindo que a empresa está tentando aumentar a conversão para a assinatura Plus.
- Pocket Casts foi adquirido pela Automattic em 2021 e mudou para um modelo de assinatura gratuito em 2019.
- Em agosto de 2024, as associações “Lifetime” foram renomeadas para “Pocket Casts Champion”, sem menção à introdução de anúncios.
**Pocket Casts: Anúncios em Contas de Membros “Lifetime”**
Recentemente, usuários com membros “Lifetime” do aplicativo de podcast Pocket Casts começaram a ver anúncios, apesar de terem pago por uma experiência sem anúncios. O CEO Matt Mullenweg afirmou que isso é um “bug” e que uma correção está sendo implementada. Alguns usuários expressaram descontentamento, sentindo que a empresa está tentando aumentar a conversão para a assinatura Plus.
**História do Pocket Casts**
Pocket Casts, um aplicativo de podcast, foi adquirido pela Automattic em 2021. Inicialmente, o aplicativo foi lançado como uma compra única em 2010, com um preço de até $10, dependendo do sistema operacional e da plataforma. Mais tarde, em 2019, o serviço mudou para um modelo de assinatura gratuito. Após o feedback negativo dos usuários, a empresa ofereceu aos que pagaram pelas versões web ou desktop antes das mudanças de preços acesso gratuito vitalício ao Pocket Casts Plus, seu serviço de assinatura premium sem anúncios.
**Rebranding e Novos Problemas**
Em agosto de 2024, as associações “Lifetime” do Pocket Casts foram renomeadas para “Pocket Casts Champion”. Uma página de suporte afirma que a mudança “não alteraria nada sobre sua associação” e não menciona a introdução de anúncios. No entanto, alguns usuários dessas assinaturas gratuitas vitalícias agora estão vendo anúncios e sendo direcionados a pagar a taxa anual de $40 para o Plus para removê-los.
**Declarações da Automattic**
Matt Mullenweg, CEO da Automattic, disse que “qualquer pessoa que já tenha pago pelo Pocket Casts, mesmo antes da Automattic adquiri-lo, não deveria ver anúncios”. Ele também afirmou que a empresa não acredita em compras “Lifetime” e não cria novas no Automattic, mas honraram os usuários antigos que pagaram uma taxa única ao Pocket Casts quando era uma startup com o que chamam de conta “Champions”, que é uma “vida inteira você recebe o melhor do que vendemos”.
**Reações dos Usuários**
Um usuário no fórum do Pocket Casts disse: “Eu só quero que os anúncios desapareçam – ainda não preciso dos outros recursos do Plus.” Um funcionário do Pocket Casts afirmou no mesmo fórum que a única maneira de remover os anúncios é pagar por uma assinatura Plus, e que foram introduzidos para “sustentar o trabalho contínuo e a manutenção do aplicativo”. Isso entra em conflito com uma declaração de Mullenweg, que diz que os anúncios aparecendo nas contas de membros “Lifetime” são um bug e que a empresa está trabalhando para corrigi-lo.
**Conclusão**
Enquanto a Automattic trabalha para corrigir o problema, os usuários afetados aguardam ansiosamente uma solução que respeite o valor de suas compras “Lifetime”. A situação levanta questões sobre a sustentabilidade dos modelos de negócios digitais e a responsabilidade das empresas em relação aos compromissos feitos com seus clientes.